Jesus poder para dar nova visão ao lar
Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?“ (João 9:2)
Muitas vezes queremos respostas para os nossos problemas. Queremos explicações! Às vezes, queremos saber até quem é o culpado; afinal, se algo ruim está acontecendo conosco ou ao nosso redor, só pode ser culpa de alguém.
No livro de João, no capítulo 9, temos a linda história de Jesus dando visão para um cego de nascença. Fico imaginando como foi para este jovem enxergar pela primeira vez. Ele, que apenas sabia o contorno das coisas por meio do tato, apreciava as flores pelo o seu perfume e os pássaros pelo o seu canto, agora está enxergando tudo. Descobriu as formas e as cores que, até então, apenas tentava imaginar como seriam. Mas o texto nos revela que não foram somente os seus olhos físicos que receberam luz, mas também os seus olhos espirituais. Com seus olhos físicos, ele pôde olhar para Jesus, mas foi com os seus olhos espirituais que ele confessou: “Eu creio que tu és o Filho do Homem (o Salvador!)”.
Quando a doença encontra repouso em nossa família, quando as finanças estão no vermelho, quando somos alvo de prejuízos e as coisas começam a estragar, as portas se fecham e tudo parece estar dando errado… Quem é o culpado? Necessariamente, não precisa ter um culpado, mas talvez um propósito. Vemos isso na resposta de Jesus aos seus discípulos: “Nem ele, nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” (João 9.3).
Seja o que for, caso a sua família esteja passando por momentos turbulentos, não é hora de buscar “o(s) culpado(s)”. A atitude correta para essa família é buscar em Jesus a direção e o propósito. Quem sabe, as turbulências não estão presentes para que você e a sua família experimentem alguém extraordinário da parte de Deus? Quem sabe, por meio da turbulência, o amor e a união serão fortificados? Ou alguém de sua família, ou toda ela, será alcançada para Cristo? Não sabemos. Mas sabemos que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus! (Rm. 8.28).
Contudo, há circunstâncias que a família perde o equilíbrio e parece que uma peça da fileira do dominó caiu, e assim deu-se início ao desastre familiar: as discussões se tornaram frequentes; não há mais paciência, respeito e o amor parece ter acabado; não há mais conversa e nem vontade de estarem juntos; não se unem para orar e nem estudar a Bíblia. Quantos erros! De quem é a culpa? Nem sempre dá para saber, pode ser de um ou de todos. Mas o importante é: há solução?
Em Jesus, há solução! Glória a Deus! Assim como Ele deu visão ao cego, concedendo a visão que antes existia apenas no seu imaginário, Ele também pode trazer à realidade, o que antes só constavam em seus sonhos. E, assim como o cego, você pode se surpreender com o que verá: infinitas cores, formas e belezas de Deus na sua família!
Que Deus lance luz à sua família!
Pr. Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br