Menu

Estudos e artigos

Criança feliz é a que entendeu o que Jesus diz…

Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. (Lucas 18:16)

Têm gente que pensa em criança e tem gente que não pensa.Têm gente que pensa em gente e têm gente que pensa em coisas.

Pra pensar em criança temos que olhar pra baixo, sair de nosso foco de visão comum e cotidiano, mudar o olhar e assim perceber a beleza da vida que está germinando neste ser humano em crescimento. Eu fui criança, você foi também ou de bebê virou adulto?

Quando se é criança tudo se pergunta, tudo se aprende e tudo se quer saber. Esta é a fase do aprendizado e da curiosidade, do despertamento, da energia e de se fazer bagunça!

Criança tem que ser educada, discipulada e não tolhida! Quando lemos em Lucas 18:15,16  15- Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. 16- Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.

Jesus nos exorta a não “embaraçar/impedir/obstruir”. O Espírito Santo está nos orientando a levar as crianças até Ele. Levar as crianças até Cristo está também no DNA da Igreja. Deve ser assunto corriqueiro, tão comum quanto evangelismo, missões, ofertas, comunhão, etc…Deve fazer parte do orçamento, do tempo, do plano estratégico, da vida da Igreja.

Muitos consideram crianças como um ser puro, como uma “tabula rasa”;como um livro em branco, por isto não se preocupam com o discipulado e orientação espiritual. Criança é sim pura (ainda), e concordo que é um livro ainda a ser escrito, porém com suas primeiras páginas já grafadas e marcadas pelo pecado que atingiu toda a humanidade. Por isto elas têm que ser levadas aos pés do Rei, que as lavará de todo pecado e lhes ensinará, agora  e por toda a vida a viver de maneira plena e feliz. Criança também converte! Não são discípulos em espera!

Quando não apresentamos Jesus para as crianças, somos culpados de impedir que conheçam a Cristo, já pensou nisto? E ai de nós!

Se não abrirmos espaço elas não terão lugar, pois criança não têm força para se fazer presente e notada no mundo de gente grande. Se não abaixarmos para ouvir seus gritos poderão não serem ouvidas. Se não cuidarmos delas e as guiar deixaremos que elas mesmas façam suas escolhas, e sem discernimento de vida, que escolhas farão? Se não a discipularmos, outros irão.

Deus chama a Igreja de Cristo a cuidar, amar e discipular os pequeninos. Líderes surgirão, famílias crescerão e homens e mulheres de Deus surgirão no meio de um povo, tudo isto porque você resolveu olhar pra baixo um dia.

“Importa fazer precisamente como quem quer renovar um pomar, o qual tem necessariamente de plantar novas arvorezinhas e de as tratar com muito cuidado, para que cresçam belas e grandes; com efeito, para transplantar árvores velhas e nelas infundir fecundidade, não basta a força da arte. Portanto, as mentes simples e não ainda ocupadas e estragadas por vãos preconceitos e costumes mundanos, são as mais aptas para amar a Deus”. (João Amós Comenius, Didática Magna, 1649.)

Pr. Bruno Barroso | prbruno@oitavaigreja.com.br