Cresça em sabedoria, invista na sua mente
Há um versículo sobre crescimento que considero muito interessante: “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2.52). A mesma ideia encontramos em Samuel 2.26: “E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor, como também diante dos homens”.
Nos versículos acima, temos um registro do crescimento integral de uma pessoa. É necessário que cresçamos em todas as áreas da vida. É muito natural que busquemos caminhos mais fáceis de crescimento. Geralmente, damos foco naquilo que gostamos mais, e boa parte de nós desenvolve só o que nos é demandado. Mas podemos crescer mais e em várias áreas se formos intencionais no desenvolvimento da vida.
O crescimento acontece como resultado de ações bem específicas. Para crescermos fisicamente (em estatura) de forma saudável, necessitamos de uma boa alimentação que nos forneça nutrientes balanceados para que haja crescimento e manutenção em todas as fases da vida. Não é à toa que os primeiros anos de uma criança são acompanhados bem de perto para medir seu desenvolvimento quanto ao seu peso e estatura. De igual forma, não tem como ter crescimento espiritual (graça) sem o alimento puro que é a Palavra de Deus e sem disciplinas espirituais para que haja desenvolvimento crescente e saudável. Por fim, temos que crescer em sabedoria. A palavra grega usada em Lucas 2.52 abrange um amplo aspecto do conhecimento e da inteligência humana, tem a ver com conhecimentos gerais, científicos e até com a habilidade de administração de negócios. E para não deixar dúvidas, nos versículos temos a expressão “crescia diante de Deus e dos homens”.
O crescimento intelectual não deve ser visto como algo opcional, pois todo o conhecimento e realização que temos provém da atividade cerebral. À medida que investimos em nossa mente, exploramos as riquezas mais profundas que Deus mesmo implantou em nós. Decida aprender algo novo todos os dias e se aprofundar no conhecimento de diferentes áreas. Fomos feitos à Sua imagem e semelhança, e não deveríamos esperar nada pequeno ou simples em nós. Deus investiu pesado em nossa criação e, certamente, não foi à toa, tem um propósito.
Lembre-se que o nosso propósito de vida se resume em dois grandes mandamentos: amar a Deus e ao próximo. E em Tiago 4.20-21 está escrito: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão”. E o que isso tem a ver com o crescimento intelectual? Tem tudo a ver. Precisamos ajustar a nossa vida ao Evangelho para não sermos movidos por motivações egoístas, antes devemos aplicar tudo a estes dois mandamentos. Quando obtemos conhecimento e com ele beneficiamos os que estão ao nosso redor, cumprimos a missão, pois nada nos é dado para benefício próprio, mas sempre para ser compartilhado e usufruído por muitos.
Mas quero aplicar isso de forma prática. Nenhum conhecimento é dispensável. Toda profissão existe para atender às necessidades dos outros, e se desenvolvermos a nossa profissão com honestidade, excelência e preço justo, faremos o bem para as pessoas, que se beneficiarão dos nossos serviços e produtos.
Que Deus o use em todas as áreas para Sua própria glória!
Pr. Iury Guerhardt – Pastor Auxiliar