Coragem! O Senhor Protege e Provê
O Salmo 121 faz parte de um grupo de quinze Salmos chamados “Cânticos de Degraus”. Segundo a tradição, esse termo se refere aos degraus em frente ao templo ou simplesmente à ascensão ou subida que os peregrinos faziam quando iam às festas anuais no templo. São também chamados Cânticos de “Romagem” ou de “Ascensão”.
Cinco vezes neste Salmo aparece a palavra “Senhor”. No texto original a palavra é YHWH, o nome pactual de Deus. Isto mostra a intimidade entre Deus e o seu povo. Às vezes, os problemas da vida se mostram tão grandes, que nos sentimos frágeis, pequenos e desanimados na caminhada. Precisamos ter coragem para avançar sempre, olhando para o Senhor, sabendo que o Deus provedor jamais nos abandonará. O motivo pelo qual podemos confiar na proteção e provisão do Senhor é porque temos:
O DEUS QUE SOCORRE – “Elevo os olhos para os montes de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”. O nosso socorro não vem de nenhum lugar ou coisa deste mundo, mas do Senhor. Não há nada de especial nos montes, apenas uma expressão de contraste entre as coisas admiráveis desta terra e o Deus Todo Poderoso. O Senhor Jesus, por exemplo, foi crucificado num monte chamado Calvário, sabemos, porém, que não há poder naquele monte e sim no Crucificado que ressuscitou. Elevar os olhos significa buscar socorro do alto; precisamos buscar a ajuda do Eterno para vencermos. A Igreja hoje busca a Deus por meio da oração e da Palavra. A oração fervorosa e acompanhada de fé é o veículo que nos conduz à presença do Deus provedor que está sempre pronto a nos socorrer.
O DEUS QUE SUSTENTA E GUARDA – “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda”. É o Senhor quem nos mantem de pé. O Senhor nos fortalece nas horas das provações e nos livra dos laços e tropeços de satanás. A verdade é que não sabemos caminhar retamente por conta própria, o Espírito Santo é quem nos guia à toda a Verdade por meio de Sua Palavra.
O DEUS ONISCIENTE – “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”. O Senhor não cochila e nem dorme; Ele não é apanhado de surpresa em situação alguma. Ele vê tudo e sabe tudo a respeito de todas as coisas. Ele sabe tudo o que acontece na nação inteira. A bondade e a maldade dos homens estão todas registradas na sua justa contabilidade. Ele não precisa de testemunhas para absorver ou sentenciar, pois os seus olhos tudo vêem, e nada se furta de sua presença.
O DEUS ONIPRESENTE – “O Senhor é que te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” O zelo do Senhor em nos guardar não se dá de forma distante ou transcendental, mas por meio de Sua real e constante presença conosco. Assim como a nossa sombra em dia de sol não pode nos deixar, assim também é o Senhor ao nosso lado. O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida.
O DEUS PROVIDENTE – “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. Cinco vezes neste Salmo aparece a expressão, “O senhor te guardará”. Estou convencido de que se olharmos para o Senhor, não teremos motivos para desanimar, pois Ele nos encoraja a cada instante garantindo cuidado e proteção constantes. A descrição em forma de duplas com palavras opostas sobre lugares e situações como “dia – noite”, “sol – lua”, “entrada – saída”, “agora – sempre”, mostra que tudo em nossa vida deve ser banhado pela confiança absoluta Naquele que socorre, não dorme, está conosco, e guarda a nossa vida.
Pr. Eloísio Coelho | preloisio@oitavaigreja.com.br