Menu

Estudos e artigos

AVANCE E VENÇA COM SEUS DONS ESPIRITUAIS

Um conhecido comentarista da mídia brasileira costumava sempre começar seus textos com a seguinte frase: “Quem fica parado é poste!”. Apesar de ele sempre usar do humor para tecer seus comentários sobre o cotidiano, há algo de muito sério nessa frase, e não é difícil aplicá-la à nossa realidade como Igreja.  

Deus fez de cada um que crê em Jesus Cristo – e a Ele se entrega – uma morada do Espírito Santo. Ele se move em nós transformando nossa vida, santificando nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações. E se não bastasse, junto com o Espírito, Deus nos deu presentes: os dons espirituais. A palavra “dom”, em português, tem uma conotação de “talento”, mas o original significa exatamente isto: uma graça, um presente. 

Dons espirituais são capacitações especiais que o Espírito Santo dá a cada membro do Corpo de Cristo para serem usadas na edificação da Igreja. Podemos e devemos buscar os dons, em forma de pedidos a Deus, mas não há como humanamente fabricá-los, pois são dados por Deus única e exclusivamente por Sua graça. São diferentes dos talentos naturais, que todo ser humano de alguma forma tem, pois seus efeitos são diretamente ligados à edificação do Corpo, que só acontece mediante o poder de Deus.  

O ensino bíblico dos dons espirituais é claro em um sentido: TODOS os nascidos de novo têm um dom espiritual. Podemos ignorá-los, enterrá-los, mas eles estão diretamente ligados à própria presença do Espírito Santo em nós. Dizer que não temos um dom espiritual se equivale a dizer que não temos o próprio Espírito. Paulo fala aos coríntios que “a manifestação do Espírito é concedida A CADA UM visando a um fim proveitoso” (1 Co 12.7), e ainda que nós somos “corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.” (v. 27). 

Dessa forma, podemos dizer sem receios que fomos todos presenteados pelo nosso Generoso Deus com dons (“presentes”) espirituais que servem para edificar a vida de nossos irmãos e irmãs. E a lista dos dons é extensa: serviço, ensino, sabedoria, discernimento de espíritos, pastoreio, aconselhamento, contribuição, liderança, misericórdia e muitos outros. Enumerar os dons espirituais é como enumerar as cores. A criatividade e eficiência do Espírito de Deus ao edificar a Igreja de Cristo não pode ser restrita a um número exato, pois, como nas cores, a combinação de dom, personalidade e contexto faz do serviço cristão algo de infinitas possibilidades. 

E, se Deus com certeza nos deu tal presente, como posso descobrir meu dom espiritual? Não há uma regra infalível, e nem sempre os testes de dons que encontramos em alguns livros são eficazes. Entretanto, alguns passos práticos podem ser de grande valia: 

  1. Coloque-se diante de Deus em oração;
  2. Esteja disposto a colocar os seus dons em prática;
  3. Informe-se a respeito dos dons;
  4. Descubra o que lhe dá satisfação;
  5. Experimente o máximo que puder;
  6. Verifique de maneira honesta a sua eficiência;
  7. Busque a opinião de outras pessoas.

Na dúvida, procure uma liderança espiritual e converse a respeito. O que não podemos fazer é deixar de lado a incomparável oportunidade de sermos usados por Deus para construir o projeto mais fascinante que há sobre a face da terra: o eterno edifício de pedras vivas chamado Igreja de Cristo. 

A Igreja de Cristo avança para cumprir os propósitos de Deus em cada geração e você faz parte desse avanço, hoje. Coloque sua vida e seus dons nas mãos de Deus e exerça o ministério para o qual Ele o separou, como instrumento de edificação e evangelismo! 

– Pr. Luís F. Nacif Rocha – Pastor Auxiliar