“Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.”
(Salmos 119:11)
Você já se perguntou por que é tão importante guardar a Palavra de Deus no coração? Como isso nos ajuda a vencer tentações, fortalecer a fé e crescer espiritualmente?
A prática de guardar a Palavra no coração é uma das principais disciplinas espirituais da vida cristã. Assim como um cofre protege tesouros valiosos, o coração do cristão deve ser o lugar onde a Palavra de Deus é cuidadosamente armazenada.
A Palavra de Deus é: Eterna (Is 40:8); Poderosa (Hb 4:12); Lâmpada e luz (Sl 119:105); Viva (1Pe 1:23); Alimento Espiritual (Mt 4:4); Fogo e Martelo (Jr 23:29); Espada do Espírito (Ef 6:17); Verdade (Jo 17:17); Semente (Mt 13); Tesouro Precioso (Sl 16:10); Sabedoria que vem do alto (Sl 19:7); Conhecimento que conduz à Salvação (2Tm 3:15); Fonte de Discernimento (Sl 119:130); Sabedoria prática para a Vida (Pv 1:2); Fonte de Conhecimento Espiritual (Pv 1:7).
Veja, a seguir, cinco desafios práticos que podem nos ajudar a cultivar essa disciplina espiritual:
- Mantenha contato constante com a Palavra
A leitura bíblica não deve ser esporádica, mas diária. Assim como o corpo precisa de alimento, o espírito precisa da Palavra. A constância gera profundidade. Separe um horário fixo para ler a Bíblia todos os dias. Comece com dez minutos e aumente conforme o hábito se fortalece;
- Leia grandes porções das Escrituras
Versículos isolados são úteis, mas ler capítulos inteiros revela o contexto e a riqueza da mensagem divina. Isso aprofunda a compreensão e fortalece a fé. Escolha um livro da Bíblia e leia um capítulo por dia. Experimente começar pelos Evangelhos;
- Memorize textos bíblicos
A memorização permite que a Palavra esteja disponível em qualquer momento, especialmente nas horas de luta espiritual. Escolha um versículo por semana para memorizar. Escreva-o em um cartão e leve-o com você;
- Medite profundamente nas Escrituras
Meditar é refletir, aplicar, ruminar. É deixar que a Palavra penetre e transforme. A meditação é o caminho da sabedoria. Após a leitura, escolha um versículo e pense nele ao longo do dia. Pergunte-se: “O que Deus está me ensinando aqui?”;
- Pratique o que aprendeu
Guardar a Palavra é obedecer. A verdadeira disciplina espiritual se revela na vida prática. A obediência é o fruto da Palavra bem guardada. Ao ler um mandamento ou ensinamento, ore pedindo força para colocá-lo em prática naquele dia.
Que tal começar a colocar em prática esses desafios? Compartilhe com alguém o que Deus está fazendo em seu coração. Encoraje outros a também cultivar essa importante disciplina espiritual.
Um coração cheio da Palavra é um coração firme
Guardar a Palavra no coração é uma disciplina que transforma. Ela nos prepara para os desafios, nos fortalece contra o pecado e nos aproxima de Deus. Que neste mês, ao buscarmos crescer nas disciplinas espirituais, possamos fazer da Palavra o nosso maior tesouro.
- Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar