Quando o assunto é trabalho missionário, um dos textos mais citados é: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). Sim, fazer missões é sair às ruas, seja do seu próprio bairro ou de um país distante, e falar do amor de Cristo a quem quer que seja. Porém, existem também outras formas de anunciar as boas novas. Parceira na evangelização do mundo, a Oitava Igreja enxerga o trabalho social como um canal, uma oportunidade para alcançar diversas famílias e levar a elas a esperança por meio da Palavra do Senhor Jesus.
Por intermédio da Awiso, a Associação Beneficente Wilson de Souza (@awiso.awiso), a Oitava desenvolve, anualmente, uma série de projetos e atividades, visando a inclusão, a capacitação e o acolhimento de famílias em vulnerabilidade social. E, mediante a cada uma dessas iniciativas, faz conhecidos os ensinamentos de Cristo. Até hoje, em mais de cinquenta anos de história, quantas pessoas foram evangelizadas a partir do trabalho social da Oitava? Impossível quantificar. Mas o crescimento espiritual, estrutural e numérico dessa igreja aponta para o êxito - toda honra e glória sejam dadas a Ele!
Citando apenas as iniciativas mais recentes, 1,5 mil caixas de presentes foram entregues a creches e casas de acolhimento de crianças na Grande BH neste Natal, em mais uma edição da Operação Caixa de Sapato; meses antes - durante o Outubro Rosa - foi lançada a Campanha Aconchego, cujo objetivo é ofertar um kit às mulheres que estão em tratamento do câncer de mama pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Quatro hospitais, a nossa comunidade e as mulheres da própria Oitava Igreja [que estão em tratamento] foram alcançados, de acordo com o Pr. Bruno Barroso.
Pregar a Mensagem da Cruz mediante a atenção e o cuidado para com o próximo é parte também das ações dos nossos ministérios, conforme descrito pelo Pr. Eduardo Borges em artigo publicado na edição de novembro (pg. 16). A Oitava Igreja sempre foi apaixonada por ação social. Temos em nossa veia o amor ao próximo, e isso pode ser visto em nossos Atos de Bondade: quando fizemos a reforma na Escola Estadual Isabel da Silva Polk, reunimos mais de 200 voluntários, divididos em 17 equipes de atuação. Trabalhamos pesado durante dois dias, e o resultado foi a transformação quase por completo dessa escola, relembrou o Pastor.
No texto, ele ainda cita pelo menos outras quatro iniciativas. Uma das mais expressivas é, sem dúvidas, a presença de representantes da igreja nas cidades mineiras de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, após o rompimento das barragens de rejeitos de mineração. Quando ocorreram as tragédias (...) a Oitava se fez presente com seus voluntários. Ninguém tinha medo de lama, de desmoronamento ou de qualquer outro problema. Nos unimos ao Corpo de Bombeiros e demonstramos nosso amor ao próximo, servindo em meio às catástrofes.
E assim, sendo presente na cidade, no estado, no país e ao redor do mundo, a Oitava segue cumprindo seu Ide. Por meio dos esforços da Awiso ou dos ministérios, o trabalho social tem permitido-nos levar a milhares de pessoas mais que suprimento físico, o alimento espiritual. Membros de todas as idades e classes sociais se unem para que juntos possamos demonstrar o amor de Jesus por meio de ações de amor ao próximo, pontua o Pr. Eduardo. Se ainda não está engajado(a) numa atividade, entre em contato com a nossa equipe pastoral e una-se a nós nesta missão!










