Coragem, o Senhor é doador de grandes bênçãos
“De nós se tem lembrado o SENHOR; ele nos abençoará; […] Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes”. (Sl. 115. 12,13)
Ser esquecido não é uma boa experiência, a não ser que o esquecimento tenha favorecido você. Mas, de um modo geral, esquecimentos geram problemas, prejuízos e grandes embaraços.
A Palavra de Deus é fonte de consolo e fé, pois ela afirma que o Senhor não se esquece de nós e Ele é poderoso para nos abençoar. Assim, todos os que receberam a Cristo e entregaram o governo de suas vidas nas mãos Dele, são encorajados dia a dia a caminhar contando com as bênçãos de Deus e louvá-lo por elas.
O Salmo 115 tem ensinamentos preciosos para nós, irei listar alguns:
O nosso Deus é Soberano – A primeira linha do salmo enfatiza que toda glória e honra pertence a Deus. A glória não pode ser dada a uma nação, nem a uma instituição e muito menos a uma pessoa. A glória pertence ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. E por ser soberano, os planos Dele sempre prevalecerão, veja: “[o SENHOR] tudo faz como lhe agrada” (V.3). Comece o seu dia, os seus planos e visualize o seu futuro com esse princípio: Deus é soberano e a glória é sempre Dele.
O nosso Deus é Vivo – O salmista faz um paralelo entre o Deus de Israel e os demais deuses das nações vizinhas. Qualquer outra nação que entrasse no templo do SENHOR perguntaria: “onde está o Deus de vocês?”. Eles fabricavam os seus deuses com materiais duráveis como prata e ouro, talvez utilizassem o ouro quem tivesse mais recursos ou os deuses com maior prestígio. Assim como Deus nos fez a partir de Sua imagem e semelhança (Gn 1.26-28), não é de se estranhar que as pessoas tentem fabricar deuses que se pareçam com elas.
Contudo, fabricar deuses é o resultado da cegueira espiritual que não percebe o óbvio – como deuses fabricados pelo homem poderão ajudá-lo? Por isso o salmista diz que os deuses das nações aparentemente possuem tudo, eles têm boca, olhos, ouvidos, nariz, mãos e pés, mas não possuem o essencial, a VIDA.
Diferente das outras nações, o nosso Deus não pode e nem deve ser representado por uma imagem, pois Ele mesmo disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”. (Ex 20.4) Deus não pode ser representado por imagens sem vida, Ele escolheu pessoas para representá-lo, eu e você, mas, sobretudo revelou toda a Sua glória em Jesus Cristo.
O nosso Deus é Doador – Tiago, irmão do Senhor Jesus, afirmou em sua carta: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto…” (Tg 1.17a). Ele é o grande doador de bênçãos. Ele nos dá trabalho, sucesso e sustento. Abençoa-nos com o casamento e no casamento, nos concede filhos e paz no lar. Faz-nos felizes e frutíferos. Ele multiplica os nossos anos e a nossa saúde. E o mais importante de tudo: Ele é o doador da salvação e da vida eterna! Tema ao Senhor, ande com Ele, seja sensível ao Espírito Santo e certamente você será abençoado (v.13).
O nosso Deus é digno de Eterno Louvor – assim como a primeira linha do salmo, a última devolve a Deus o louvor – “bendiremos o SENHOR, desde agora e para sempre. Aleluia!” (v. 18). Lembre-se que passaremos a eternidade louvando a Deus, mas esse louvor começa aqui! Sua vida é para o louvor e para a glória de Deus, bem como todas as bênçãos que Ele têm derramado sobre você e sobre os seus. Louve ao Senhor hoje e sempre!
Pr. Iury Guerhardt | priury@oitavaigreja.com.br