Menu

Pr. Jeremias

Férias! Vá e volte na bênção

 

As férias podem ser um período de stress ou de restauração. As coisas não mudam porque a pessoa muda de cidade ou de casa. Mudanças significativas ocorrem quando nós mudamos. Mudamos a maneira de pensar sobre as pessoas, coisas, circunstâncias e acontecimentos e aí sim, podemos viver mais equilibrados, alegres e satisfeitos.

Alegrias e tristezas. Vitórias e fracassos. Conquistas e decepções se mesclaram durante o primeiro semestre. O investimento escolar para muitos pais e estudantes resultou em completo gozo e vitória. Para outros em choro e frustração. E vocês estão de férias!

Não use este período para pressionar ninguém. É tempo de descansar, não de aborrecer um ao outro. O casal que não está bem ajustado pode ter um tempo de férias sofrido ou de profunda cura emocional. Curas emocionais não são automáticas, exigem investimento pessoal e muita oração.

“Viciados no trabalho”, escutem-me: vocês precisam dar um tempo. Afinal, seu cônjuge e filhos sentem sua falta e não apenas a empresa. Mesmo porque, uma estafa, via de regra, é irrecuperável do ponto de vista médico. A empresa buscará outro executivo, gerente, supervisor, caixa, professor, vendedor, mas… a família sofrerá, e muito. Só você, pode dizer “não” ao trabalho extra e sim a um tempo de férias com sua família.

Se você sai de férias com amigos, é melhor não ir com gente muito complicada. Também não tire férias para ser conselheiro deste ou daquele. Se porventura, durante as férias estas coisas ocorrerem, receba como uma excelente oportunidade da parte de Deus (Rm 8.28).

Se viaja com mais de uma família, para uma mesma casa, e vocês não se conhecem bem, prepare seu coração para belas e inesquecíveis descobertas e experiências. E para engolir alguns sapos (polvos, lulas e caranguejos). Lembre-se, cada um tem seu jeito de fazer as coisas todos os dias sem a sua presença. O hábito de casa vai à praça.
Quem gosta de “encostar” não ajudará muito, nem de bom grado. Quem é super-organizado, ficará perturbado com o bulício de crianças e a falta de horários. De qualquer modo, mais de quatro dias de viagem é melhor com amigos do que sozinho.

Leve sua bíblia e, no máximo, um livro evangélico. Não leve muitas coisas para ler nas férias. Você não terá tempo e pesará na sua bagagem. Faça culto com sua família todos os dias. Levante-se mais cedo e invista um bom tempo em leitura bíblica e oração. Vá a igreja. Você está de férias, mas continua crente.
Faça amigos.

Seja econômico sem ser “munheca-de-samambaia”. Afinal, férias sem direito a um picolé extra é uma agonia.
Não fique agarrado à TV, smartphones etc. Use bem o tempo para conversar com os seus. Curta seu cônjuge, seus filhos, seus pais e seus amigos.
Dirija com cuidado. Você está de férias! Não marque, dentro de si mesmo, o compromisso de quebrar o recorde em relação à viagem do ano passado.
Regresse dois dias antes do fim de suas férias. Os atrasos de última hora não o aborrecerão e você evitará correrias na estrada e freadas bruscas. Ajudará naquela “geral” na casa, fará compras e ainda descansará um pouquinho antes de assumir o trabalho.

E se você não tem dinheiro para viajar… Use sua criatividade. Há amizades para fortalecer, pessoas a quem visitar, cartas a escrever, caminhadas para realizar, livros para serem lidos.

E, além de tudo… ore pela igreja, pastores, pela cidade onde você está e pela nossa nação.
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular