Menu

Notícias

VOLUNTARIADO: CRESCIMENTO, APRENDIZAGEM E GRATIDÃO

Uma das lições que o Senhor Jesus Cristo deixou para o Seu povo executar foi o ato de servir. É o que Ele demonstra no evangelho de Mateus, no versículo 28 do capítulo 20: “Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Dentro da igreja, fora da igreja, ou das duas formas. O que importa é estar ativo na missão de servir. Uma das formas de cumprir essa missão é realizar um trabalho voluntário. Aqui na Oitava Igreja, são mais de 600 voluntários atuantes em todos os ministérios e projetos sociais. São pessoas que dedicam uma parte do seu tempo para servir os de dentro da igreja e os de fora também.

Entre elas está Sane Deotti, que atua no Ministério Infantil. Ela explica que o voluntariado é uma maneira prática de se aproximar de Deus e uma realidade na vida do crente: “O voluntariado é algo natural, penso que deveria ser assim na vida dos seguidores de Jesus. Ser voluntário é uma bênção, é a oportunidade que temos para demonstrar o amor de Jesus para os de dentro e de fora da igreja”.

E por que ser voluntário? Wellington Rodrigues, que é diácono da Oitava, explica que o voluntariado é uma ajuda para os dois lados: o de quem serve e o de quem é ajudado: “Crescimento, creio que essa palavra define o voluntariado. Crescimento para quem pratica, por ganhar experiências novas, e crescimento/ ajuda de quem recebe”.

O membro Milton César, que é voluntário junto com sua família na área de evangelismo pessoal e de impacto, discipulado, acolhimento e EBT, também comenta que o voluntariado é uma oportunidade de aprender: “O voluntariado nos ensina a ver além do nosso próprio eu. Enxergamos o quanto frágil e necessitados somos, em todos os sentidos. Exercer o voluntariado sara nossa alma. Fortalece o espírito. Acredito convictamente que a solução de toda a humanidade é Cristo, o maior dos voluntários”.

Ele também comenta que, mais do que um ato, o voluntariado é um chamado: “É mais do que um ministério é um estilo de vida. Fui chamado por Jesus para servir, então tenho que obedecer simplesmente”.

Voluntária na Oitava Igreja há quase 20 anos, Raquel Bárbaro acrescenta que fazer um trabalho desse tipo contribui e é importante para todas as áreas da vida: “Espiritualmente, obediência; intelectualmente, aprendizado; fisicamente, renovo; socialmente, interação”.

Mas como saber em qual área eu posso atuar? Sane conta como ela conseguiu definir onde gostaria de servir: “Tem gente que fica esperando descobrir qual o seu dom para começar a servir. Durante muito tempo tentei descobrir qual era o meu dom, lembro que li muita coisa, fiz um curso com o Pr. Jeremias e não descobri qual era o meu dom. Hoje sei que o meu dom é servir, eu me disponho e o Senhor faz o resto. Gosto sempre de lembrar que, como discípulos do Mestre, só precisamos do balde e do pano para lavar os pés dos crentes ou não crentes, além da bíblia e oração”.

As histórias vividas pelos voluntários mostram a recompensa do envolvimento com os ministérios: Wellington trabalhou em um acampamento do Ministério Infantil e foi marcado por crianças que buscavam a palavra e, ainda hoje, o reconhecem e são gratos. Milton relembra como ajudou a uma irmã no ensino do evangelismo. Raquel ainda se recorda de como colaborou para que pessoas fossem alfabetizadas. Sane lembra das crianças que pode acolher e como os próprios pequenos abençoam uns aos outros. Se você ainda não é um voluntário, coragem! Procure os líderes do seu ministério de interesse e faça parte! Você será muito bem-vindo para servir e glorificar o Pai.

“Quem ainda não experimentou o voluntariado, ainda não experimentou o evangelho vivo. Não perca esta oportunidade! Viva o evangelho através do serviço!” – Raquel Bárbaro
“Creio que o voluntariado só tem a somar, o trabalho para obra de Deus é maior que qualquer outro. Atuar para que o reino Dele cresça, sem dúvidas, é gratificante.” – Wellington Rodrigues
“Não tenha medo diante da oportunidade de ser voluntário e pregar o evangelho a toda a criatura. Faça parte da equipe de voluntariado da Oitava Igreja, naquilo que Deus já colocou em seu coração…” – Milton César