VOCÊ É UMA PESSOA QUE DESEJA CRESCER?
Em qualquer área da vida, a pessoa precisa ter o desejo de crescer e vencer. Várias vezes na Bíblia, Deus encoraja seus líderes e seu povo a irem para frente.
Na igreja, no lar e no trabalho, cada indivíduo deve ter a atitude e comportamento de quem deseja progredir e melhorar. Igrejas que crescem têm líderes, membros e funcionários que anseiam o crescimento qualitativo e quantitativo.
As empresas andam enxugando seus quadros, terceirizando seus serviços. O profissional moderno deve ter igualmente uma perspectiva de ser autoempregado, como nos ministrou o Dr. Aylmer: ser “garçom”, com mentalidade de “dono do negócio”.
Características de uma pessoa que deseja crescer:
1 – Ela pensa e age. Ter boas ideias, todos têm. Parafraseando o navegador solitário Amyr Klink: é preciso deixar de ficar planejando; tirar alguns planos da gaveta, colocar o pé na estrada e torna-los realidade.
2 – Tem paixão por aquilo que faz. Paixão e entusiasmo fazem a diferença. A paixão de pregar o Evangelho faz uma igreja se tornar relevante onde está.
3 – Faz boas escolhas. E após escolher, não fica dividido, pensando no que deixou para trás. Concentra naquilo que escolheu realizar.
4 – Aumenta seu conhecimento. Nunca para de aprender. Para se ter uma família saudável e linda é preciso investir.
5 – Considera os problemas como grandes oportunidades. Procura aprender o propósito de Deus em cada problema.
6 – Sabe seus dons e talentos e confia que Deus vai usá-lo com aquilo que tem. O medo não o paralisa.
7 – Vê erros e “fracassos” como oportunidades de aprendizagem. Procura aprender e toca a vida para frente.
8 – Liberta-se do negativismo e do pensamento do “não pode”, “é difícil demais”. Recorda sempre que o Eterno tem força para ajudá-lo a ser um vencedor. Imagina-se um vencedor e sempre pensa em várias opções para conquistar aquilo que traz alegria para o coração de Deus, e ajuda o próximo e a si mesmo.
9 – Foge da síndrome de “vítima”. Não fica paralisado, reclamando das coisas e das circunstâncias: “ah, se fosse menos”. Sonha um novo sonho e procura transformar em realidade.
10 – Crê que um encontro divino pode mudar a história rapidamente, por isso, busca a Deus em oração e procura obedecer as Sagradas Escrituras.
11 – Sabe que, para que alguns milagres aconteçam, é preciso ser parceiro de Deus. E, à semelhança de Pedro, lança suas redes (Lc 5).
12 – Sabe que é Deus quem dá o crescimento. Sai andando e chorando enquanto semeia, descansa na ação soberana do Eterno.
Texto publicado no boletim do dia 06/02/2005.
Pr. Jeremias Pereira • Pastor Titular