Menu

Estudos e artigos

VIVENDO A ETERNIDADE HOJE

1Jo 5.13-21

“Eu escrevo essas coisas a vocês que creem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” (1Jo 5.13 – NTLH)

Viver é uma grande bênção de Deus. A vida é muito boa! São tantas experiências maravilhosas que desfrutamos desde o nosso nascimento: experimentamos sabores, cheiros, texturas, paisagens e os belos sons da natureza. Tudo isso é invenção do nosso Deus que, depois de haver concluído toda a obra da criação, exclamou: “Deus olhou para todas as coisas que havia feito; tudo era tão bom; tudo era ótimo!” (Gn 1.31 – MSG)

Mas a vida original do Jardim do Éden foi perdida. A maldição do pecado estragou tudo e passamos a conviver com a realidade da morte. O plano de Deus seguiu o seu curso, pois Ele, sendo Eterno, desejou que o homem também desfrutasse da vida eterna.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)

Existe vida além da vida! Que maravilha poder saber desta verdade, saber que podemos começar a desfrutar dos frutos da eternidade aqui e agora. Mesmo que a gente não saiba muito bem o que nos espera do outro lado da vida, sabemos que Deus já está lá nos aguardando para usufruirmos da sua glória eternamente. O fato é que estaremos para sempre com Deus, viveremos n’Ele uma nova realidade, ainda mais deslumbrante e poderosa do que este pequeno e frágil tempo que chamamos de vida aqui na Terra.

Vida Eterna é conhecer a Deus. Foi o Senhor Jesus que deixou esta maravilhosa definição: “E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.” (Jo 17.3). Então, não perca mais tempo. Receba a Cristo e receba a vida eterna.

Vida Eterna é viver como verdadeiros filhos de Deus. O Senhor Jesus veio ao mundo para que pudéssemos ser transformados em filhos de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1.12-13). Entregue sua vida a Cristo e comece agora mesmo a se relacionar com o Eterno.

Permita que a Eternidade influencie a sua maneira de viver. Devemos pensar e buscar aquilo que é eterno. Assim como nas chamadas parábolas do Reino (Mt 13.44-46), em que se compara o valor que a vida tem para quem realmente experimentou a salvação e o dom gratuito da vida eterna: quem encontra a vida eterna que o Reino de Deus oferece encontra o maior de todos os tesouros. O estilo de vida de quem foi alcançado pela eternidade precisa ser diferente. Os valores da eternidade e o caráter do Deus Eterno devem ser evidenciados na nossa maneira de viver dia a dia. 

Sim, a vida é muito boa! Mas tem muito mais de Deus nos aguardando. E você não precisa esperar a morte para começar a desfrutar de tudo aquilo que já recebemos do Deus Eterno.

– Pr. Adelchi Rangel – Pastor Auxiliar