VISITANTE OU MEMBRO?
A diferença entre visitar a igreja e ser membro está no comprometimento. Visitantes são espectadores: vêm e vão; os membros se envolvem no ministério. Visitantes consomem; membros contribuem. Visitantes querem os benefícios que a igreja traz, sem participar das responsabilidades; membros sofrem, constroem, impulsionam, sustentam, missionam, são da família. Visitantes são como casais que querem viver junto sem se casar; membros assumem os ônus e os bônus.
Por que é importante se juntar a uma igreja local? Porque isso prova que você está comprometido com seus irmãos e irmãs de fato e de verdade.
Deus quer que amemos pessoas reais e não pessoas ideais. Uma pessoa pode passar a vida inteira buscando a igreja perfeita, porém jamais irá encontrá-la. Se, porventura, existe um lugar perfeito aqui na terra, quando entramos neste lugar perfeito ele deixa de ser perfeito porque acabamos de chegar. Você e eu fomos chamados para amar pecadores imperfeitos, assim como Deus faz.
Você se torna cristão ao se comprometer com Cristo, mas se torna membro de uma igreja ao se comprometer com um grupo específico de crentes. A primeira decisão traz a salvação, a segunda traz a comunhão e o ensina o que é viver em igreja.
As expressões “uns aos outros” e “entre si” são usadas mais de cinquenta vezes no Novo Testamento. Somos ordenados a amar uns aos outros, a orar uns pelos outros, a incentivar uns aos outros, a admoestar uns aos outros, a saudar uns aos outros, a servir uns aos outros, a ensinar uns aos outros, a aceitar uns aos outros, a honrar uns aos outros, a carregar os fardos uns dos outros, a perdoar uns aos outros, a nos submeter uns aos outros, a ser dedicados uns aos outros, além de muitas outras obrigações mútuas. Isso é ser um membro, do ponto de vista bíblico.
Pode parecer mais fácil ser santo quando não há mais ninguém por perto para frustrar suas preferências e chatear você, mas essa é uma santidade falsa. É fácil nos enganarmos pensando ser maduros quando não há ninguém para nos contestar e perturbar de alguma forma.
A maturidade se manifesta nos relacionamentos. Precisamos mais do que a Bíblia para crescer, precisamos de outros crentes. Crescemos mais fortes e mais rapidamente aprendendo uns com os outros, sendo responsáveis uns pelos outros, amando uns aos outros.
Hoje mesmo decida ser membro dessa amada igreja.
Pr. Jeremias Pereira · Pastor Titular