Menu

Notícias

“Vamos curtir e adorar”

De volta, e agora com toda banda, para ministração na campanha Com Cristo Natal de Paz, João Alexandre fala de sua vinda à Oitava Igreja. E de algo mais, uai! 

::Por Marcelo Ferreira
comunicacao@oitavaigreja.com.br

Ele é bom de prosa e poesia, tanto quanto de versos, rimas e ritmos. Aguerrido em suas convicções, não nega a raça nem a fé. Talvez por isso, amado por uns, e negligenciado por outros (“odiado” seria algo, quem sabe, pesado demais a se dizer). Paulista de sangue, não esconde, contudo, sua paixão por Minas Gerais. Tanto que chegou a dizer num dos versos da canção “Muito Mais Mineiro”, de sua autoria: “Essa terra fez brotar em mim uma paixão / Dessas que jamais tem fim/ De repente descobri que tenho um coração / Muito mais mineiro batendo dentro de mim”.

É assim portanto, nesse clima de um bom bate-papo, mais que de uma entrevista, que resolvemos trocar um dedo de prosa com João Alexandre, para saber dele como se sente por estar vindo mais uma vez à Oitava Igreja, agora com banda e tudo, para ministrar na campanha Com Cristo Natal de Paz. Casado com Tirza Rosa, tem um filho, Felipe Silveira, que além de produtor, é também pianista, intérprete e compositor, com seu primeiro disco solo homônimo recém lançado. Ele (João) é cantor e compositor de música popular brasileira cristã, além de arranjador e produtor.

Quase então que ao bom aroma de um café passado na hora em quador de pano num daqueles bules típicos, e ao gosto de um pão de queijo saído na hora, segue a entrevista. Melhor dizendo, um dedinho de prosa. Junte-se à roda, uai:

Oitava.org: Como se sente por estar mais uma vez na Oitava Igreja? Sente-se em casa já?
João Alexandre: Tanto o Pastor Jeremias quanto o povo da igreja nos fazem sentir assim, em casa sempre! Tenho amigos e irmãos de longa data que frequentam a Oitava Igreja há muito tempo, e também dentro de Belo Horizonte, e isso é uma fator muito relevante cada vez que volto a essa cidade tão abençoadora! 

Oitava.org: Da última vez que esteve na igreja, em outubro, foi clara a reciprocidade, a interação e a sinergia entre a sua pessoa e toda a igreja e vice-versa. O que diria e como se sente a respeito?
João: Quem conhece meu trabalho há mais tempo sabe que busco sempre essa proximidade com as pessoas cada vez que me apresento! Gosto de trazer essa sensação de que estamos todos numa grande roda, conversando e trocando ideias, pra fugir daquela coisa de artista/público, que, ao contrário, dá a impressão de que você é maior do que quem te assiste, ao invés de parecer que todos ali são importantes, cada um exercendo seus dons e chamados! O Pastor Jeremias tem essa característica quando prega também e tenho a impressão de que aprenderia muito com ele se pudéssemos estar mais perto um do outro! 

Oitava.org: Ainda sobre sua última vinda à Oitava, haveria algo que queira mencionar que mais chamou sua atenção?
João: A horizontalidade da igreja, onde vejo o respeito com a liderança sem imposições e determinações maiores! Um povo querido que ama e respeita o seu querido pastor, transformando o espaço da igreja num ambiente saudável e gostoso ao mesmo tempo! O pessoal da música, muito bom também, a dinâmica dos cultos, enfim, tudo de bom! 

Oitava.org: Dessa vez agora o senhor vai estar presente na igreja com toda banda. Que diferença isso faz ou peso isso dá a uma ministração? Peso aqui no bom sentido, claro.
João: Kkkkkkk!… Sei que sou um músico de peso, porém, exercendo meu ministério com a leveza que ele exige, apesar de algumas opiniões esquisitas à respeito! Minha banda está comigo há dez anos! Meu filho, Felipe, é o pianista e, junto com o baixista, também Felipe e o baterista Osmário, todos cristãos e profissionais, formamos um time legal, de músicos que são apaixonados, sem extravagância, pela autêntica música brasileira, na contramão do universo “gospel” que acontece no Brasil há algumas décadas! Nossas canções têm um foco harmônico mais elaborado, sem esquecer dos cânticos congregacionais e a cara brasileira que, tanto nos faz falta no meio cristão! Acho que o povo vai curtir o momento de adorar a Deus conosco, uma verdadeira honra e alegria pra nós, que nos sentimos imensamente gratos a Deus e à Oitava Igreja por todo carinho e investimento pra nos levar até Belo Horizonte e nos dar a oportunidade de ter comunhão com vocês! 

Oitava.org: Sua vinda agora se dá numa campanha que faz menção ao natal, que é Com Cristo Natal de Paz. O que tem em mente e qual sua expectativa para um evento assim?
João: Natal é mais que uma data pra quem é cristão, de fato, de coração e de verdade! Pra nós, uma honra estar aí nessa época, sem dúvida, onde amizades e compromissos são renovados, entre pessoas e com Deus também! Só queremos lembrar que, mais do que essa data, Jesus tem que nascer no nosso coração todos os dias de nossas vidas e transformar-nos à Sua imagem e semelhança durante a vida toda! 

Oitava.org: É comum nessa época do ano haver um certo desconforto ou mesmo controvérsias em razão da simbologia, uns contra e outros a favor. O que diria especificamente acerca do Natal?
João: Natal não se resume a presentes e comércio, é tempo de lembrar o divisor de águas da vida cristã, quando o Criador se fez homem e habitou entre nós, a fim de vermos a glória do Seu Filho, como a glória do Pai! Os símbolos não me incomodam, mas não dou a eles valor algum que ultrapasse o valor do nascimento de Jesus! 

Oitava.org: A pergunta é inevitável: o senhor comemora o natal? Como?
João: Sim. Em família, priorizando os de minha casa e quem quiser chegar! Oramos, fazemos nossa refeição, sem exageros e com alegria e gratidão a Deus, sempre! 

Oitava.org: O que diria em termos de produção, musicalidade, composições, letras, arranjos e divulgação acerca de seu último CD Do Outro Lado do Mar, que conta com participações especiais como sua esposa Tirza, o contrabaixista Abraham Laboriel, entre outras?
João: Os arranjos todos foram feitos pelo meu filho, Felipe, produtor musical desse CD e eu escrevi somente os arranjos de orquestra de cordas! Uma honra e uma recompensa da parte de Deus pra mim, seu pai, por ter todo carinho dele em cada nota, cada progressão harmônica e cada detalhe desse CD! A Missão Vencedores por Cristo, que distribui e vende meu material há mais de 20 anos, talvez uma das mais importantes na história desse país, é quem me dá toda logística necessária pra colocar na rua e divulgar meus CDs. As participações, diga-se de passagem, com toda prontidão, desses músicos maravilhosos, foi outro presente do Céu pra mim! Minha esposa além de companheira e ajudadora, é meu porto seguro, minha amada e, em todos os meus trabalhos, participando ou não, nos dá o carinho que precisamos pra tocar o barco em frente! Tê-la cantando comigo é um sinal de que escolhi a pessoa que Deus escolheu para mim, pois ela e meu filho, sem medo de errar, são minha melhor parte! 

Oitava.org: Ainda em relação a esse último disco, num comparativo com todos que já lançou até agora, o que diria e o que ele representa?
João: Um motivo especial a mais pra dar a Deus a glória que lhe é devida, como todos os outros que gravei antes desse! Estarei também levando o mais recente trabalho, João Alexandre Ao Vivo”, que é o áudio do meu DVD, remixado e remasterizado, numa qualidade muito superior à do próprio DVD! Também levarei o DVD, pra quem quiser ter a chance de compra e dar de presente pra seus amigos e familiares, já que, em lojas, fica mais difícil de encontrar! Meu Filho, Felipe, também está com seu novo e primeiro disco, solo, Felipe Silveira. Esse disco vai esta à venda no dia.

Oitava.org: O senhor é paulista de nascimento e como músico e ministro de louvor já esteve em praticamente todos os estados do Brasil, o que justificaria a variedade de ritmos em muitos dos seus discos, inclusive esse último.  Dá pra se dizer então que sua música e pessoa são mescla e mistura?
João: Me acho bem mineiro, musicalmente falando! Mas é inegável a influência que trago de muitas viagens que faço por este Brasil, tão diversificado em suas culturas e seus estados! Somos antopofagicamente culturais, ou seja, uma cultura “digere” a outra, formando matizes e estilos dos mais diversos país afora e nos dando muito material brasileiro pra trabalhar em nossas canções! Mesmo assim, muitos cristãos insistem em ser “estrangeiros de segunda” ao invés de “brasileiros de primeira”, triste mesmo! Tudo aquilo que é importado tem mais valor para o povo cristão do que nossa própria linguagem, tanto musical, quanto comportamental! Não poucas vezes, vejo verdadeiras bobagens pregadas, por estrangeiros terem mais aceitação, relevância e importância do que muitas verdades ditas por brasileiros espetaculares, como é o caso, sem querer puxar sardinha pra vocês, do querido Pastor Jeremias, a quem respeito pela profundidade, admiro pela simplicidade e agradeço a Deus pela generosidade de seu coração de servo! 

Oitava.org: É notório seu carinho por Minas Gerais. Como se explica isso e a que ou quem atribui isso?
João: Minas é um Brasil dentro do Brasil, faz divisa com vários estados e absorve deles comportamentos, linguagens, comidas, virtudes e defeitos também! Talvez por isso seja tão apaixonante! Suas paisagens são exuberantes, sua música é única, desde o Clube da Esquina até os grupos de rock, sua influência no cenário brasileiro é inegável, sua maneira de ser, invejada por outros estados! Minas traz, até no próprio nome, uma riqueza imensurável e preciosa na minha vida! As parcerias e os verdadeiros amigos que encontrei aí sempre pautaram minha história de vida, de música e de chamado e não posso contradizer minha canção, quando digo que “tenho um coração muito mais mineiro batendo dentro de mim”! 

Oitava.org: Uma palavra a cada um dos que vão estar presentes no dia do evento
João: Que Jesus nos abençoe de novo, com a alegria que sentimos sempre que nos encontramos para adorá-Lo! 

Oitava.org: Uma palavra de gratidão
João: A Deus, por esse momento tão especial e único; à liderança da Oitava Igreja, pelo investimento e sacrifício em nos levar até vocês; e aos irmãos da Oitava Igreja em geral, pelo carinho com que sempre me receberam e vão me receber de novo! 

Oitava.org: Uma palavra final.
João Alexandre: Um ano novo cheio de esperança, paz, saúde e alegria da parte de Deus pra cada um de nós! O resto a gente corre atrás, com a graça e a misericórdia dEle! ■

::Para mais informações sobre João Alexandre, acesse – joaoalexandre.com.br.
::Para mais informações sobre Felipe Silveira, acesse – felipesilveira.mus.br

Confira o áudio de trechos de algumas músicas do cantor.

* Fotos: Décio Figueiredo