Menu

Pr. Jeremias

UMA PALAVRA À CENTÉSIMA OVELHA

Falo com você, santo varão ou santa irmã, que está temporariamente disperso do rebanho de Cristo. Você que, durante um determinado período, participou da comunhão dos santos aqui em nossa amada igreja ou em outra igreja local.

Os irmãos se lembram com saudade da sua presença, seu labor, suas orações, seus abraços, suas boas palavras e sua indescritível colaboração. Não sei quais foram os seus motivos. Alguns deles podem ser os mesmos que já levaram outros irmãos a se “desigrejar”. Abaixo, algumas breves razões para sua reflexão.

1. Você cometeu alguma falha que considerou grave e, para não ver sua igreja prejudicada por aquele mal testemunho, afastou-se. Caso seja esse o seu caso, há um recurso o arrependimento. O Evangelho é uma chamada ao arrependimento. Arrependase e volte à prática das primeiras obras.

2. Houve um esfriamento na fé. Comportamentos escandalosos de irmãos e líderes, muitas ideologias que se misturaram em sua cabeça, confundindo-o. E, por conta disso, você foi se afastando aos poucos da Palavra de Deus, da oração, dos cultos e de outros encontros da igreja, de forma que já não se sentia mais à vontade entre nós. Para isso também há remédio. Muitas vezes o caminho de retorno é cheio de obstáculos. Mas aquele que é o Caminho o segurará com Suas poderosas mãos. Ao voltar você descobrirá como é amado(a).

3. Você se afastou por causa de uma desavença com os irmãos. A princípio eram só pontos de vista teológicos, futebolísticos, políticos ou de usos e costumes. Mas a coisa cresceu e acabou envolvendo discussões acaloradas e ofensas mútuas, e então você resolveu sair. E pode até ser que você esteja coberto(a) de razão. Mas será que há mesmo algum argumento que justifique nosso afastamento da comunhão dos irmãos (Hebreus 10.23)? Talvez lhe tenha faltado mesmo orientação e apoio em um momento tenso. Mas já é hora de partir para novos tempos e restaurar sua comunhão na vida da igreja.

4. Você foi vítima de calúnia, desprezo, pouco caso ou algum outro tipo de rejeição por parte dos irmãos.

5. Em algum momento você achou que a comunidade da fé não foi amorosa e companheira o suficiente.

Os motivos para uma pessoa se afastar da comunidade da fé podem ser muitos. Sempre haverá falhas numa igreja local. Mas há um grande motivo para regressar. Cristo, nosso Senhor, está no meio da Igreja e das igrejas locais, conforme narra o Apocalipse. Também na comunhão dos irmãos somos mais impulsionados a buscar ao Senhor, crescer na fé, no amor e na esperança. Volte, gente boa. Juntos somos melhores!

Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular