Menu

Pr. Jeremias

UMA ORAÇÃO DE AVIVAMENTO

O pedido desta oração é: “Vivifica-nos”, “Faz-nos viver de novo”; “Dá-nos forças novamente”; “Renova-nos”; “Estimula-nos”; “Aquece-nos”. É a oração daqueles que receberam a vida pelo Espírito Santo, mas anelam por muito mais.

Reavivamento ou avivamento…

O reavivamento não é: mudança litúrgica, embora a mudança litúrgica possa ser um efeito do avivamento. Não é um programa da igreja; uma mudança doutrinária; uma ênfase neste ou naquele dom espiritual; não é série de conferências e nem um modismo.

O avivamento é uma conscientização da presença de Deus. É um mover do Espírito Santo que traz abertura, quebrantamento, convicção e arrependimento dos pecados. O avivamento desperta o crente individualmente e a igreja para uma busca profunda da santidade. O avivamento genuíno traz uma nova vida e paixão renovada pela obra missionária.

Quando devemos orar pelo avivamento? 

Quando se observa que vivemos tempos de frieza espiritual. O amor esfria para com Deus e para com os irmãos. Crentes abandonam a comunhão com Deus e a congregação. A santidade começa a ser substituída pelo “politicamente correto”. Os crentes passam a defender uma ética antibíblica e antideus. Perde-se o fervor espiritual, o prazer e a alegria na oração secreta e pessoal. Perde-se a alegria de orar e de celebrar o Nome de Cristo. Perde-se o fervor missionário e evangelístico. Os crentes não sustentam a obra do Senhor com seus dízimos e ofertas. Seu tempo não é doado para o ministério e fortalecimento em Cristo.

Quem é dependente do avivamento? 

Os pastores e líderes. Não se lidera o povo de Deus na força do braço, com os diplomas conquistados, nem cultura ou marketing. Só se lidera o povo de Deus na força do Espírito Santo. Mesmo líderes experimentados não podem liderar o povo de Deus a partir de sua experiência. Líderes jovens não devem temer liderar o povo de Deus por inexperiência. O povo de Deus se lidera na dependência de d’Ele. A pregação poderosa é na força do Espírito Santo. As decisões administrativas mais impactantes são feitas com espírito de oração e dependência de Deus.

Os membros da igreja precisam do reavivamento. Quem dá a vida para a igreja não é o pastor, o cantor, o professor ou qualquer ser humano. A vida da igreja é dada pelo Senhor Jesus Cristo. Ele prometeu enviar o Consolador, o Espírito Santo. E Sua recomendação é: sejam revestidos de poder. Enchei-vos do Espírito. Buscai o Senhor e o Seu poder.

Os desviados. Qualquer igreja, qualquer pastor, qualquer membro de uma igreja podem adormecer espiritualmente. Mesmo que tenha tido um passado maravilhoso e que tenha tido experiências profundas com Deus, pode entrar em tempos de marasmo e frieza. Os problemas familiares, as enfermidades, as angústias com a situação econômica, os cuidados do mundo com seu clube do coração, o narcisismo que leva a dedicar horas apenas ao cuidado do corpo, o culto de vícios sociais, o descuido com língua, a fofoca, a má administração do tempo, o comportamento sexual contrário à ética sexual bíblica…

Tudo isso pode fazer muitos de nós cair em profundo sono espiritual, resultando na perda da alegria do Senhor. Ai dos queixosos, fofoqueiros e mundanos, que passaram a chamar o errado de certo. É triste ver e saber que um servo e uma serva de Deus que já lutaram conosco as batalhas da fé estão vivendo nesse estado. Há gente desviada até mesmo frequentando as igrejas. Por eles, também, devemos orar a oração do avivamento.

Os não-crentes são dependentes do avivamento. Sem o temor do Senhor a sociedade afunda na corrupção, na imoralidade, na violência, no desrespeito e no desgoverno. A esperança para os perdidos em qualquer lugar do mundo é o avivamento da igreja. A igreja viva pregará o Evangelho e falará a Mensagem da cruz. Essa é a única maneira de uma pessoa se reconciliar com o Deus vivo e verdadeiro e escapar da ira de Deus.

Portanto, ore pelo reavivamento espiritual. Ore por você mesmo. Ore pelos pastores e líderes. Ore pela sua família. Ore pela sua igreja. Ore pelo derramamento do Espírito Santo em todo o Brasil.

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular