UMA IGREJA PARCEIRA NA EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.19-20)
Temos uma missão: fazer o nome de Cristo Jesus conhecido e glorificado. E, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus, investimos em pessoas, projetos e iniciativas que cumprem esse propósito. Para colocar em prática esse objetivo, a Oitava conta com o Conselho Missionário, formado por pastores, membros e missionários que planejam e trabalham com este fim.
Mesmo antes da definição da visão da igreja, já era parte da realidade o investimento e preocupação com missões e evangelismo. Na década de 80, por exemplo, em um domingo pela manhã, a escola dominical foi substituída por uma volta pelo bairro para entrega de panfletos e evangelização nas casas. Foi o projeto “Encontrei o Melhor”. Também naquela época, tiveram início os cultos para missões e o envolvimento com as crianças no assunto.
Já na década de 90, a Oitava enviou o seu primeiro missionário para o campo: Alberto Tavares, para servir em missões urbanas, em São Paulo. Hoje, são mais de 20 projetos missionários apoiados pela igreja, em cinco continentes, levando a Palavra de Deus e servindo a milhares de pessoas. Os povos menos alcançados pelo Evangelho, aqui, são alvos de ações para evangelização: indígenas, ribeirinhos, ciganos, sertanejos, quilombolas, imigrantes, surdos, os mais ricos dos ricos e os mais pobres dos pobres.
Além disso, desde 2005, a Oitava promove o Vocacionados, que é um curso preparatório para missionários, regionais ou transculturais, que nasceu por meio da ideia da Missionária Sônia Viana, a Soninha. Diversos países já receberam as turmas de jovens como conclusão do curso, como Paraguai, Uruguai e Peru.
A preparação de missionários e o apoio constante às suas famílias são ideais da Oitava. Formar um jovem missionário, enviá-lo ao campo, cuidar de sua família, sustentá-lo e garantir suas férias, reciclagens ou novos cursos, são algumas das práticas do Conselho Missionário, que preza pela pregação do Evangelho e pelo bem-estar dos pregadores.
Faz parte, também, dessa visão de ser parceira na evangelização do mundo, o apoio a outras igrejas: seja no sertão, na floresta, em uma cidade distante ou em bairros periféricos. A Oitava investe na vida de pastores de outras congregações e planta igrejas por meio do CONPLAI, o Conselho de Plantação de Igrejas.
Em 50 anos, milhares de vidas foram impactadas, mas até que Ele venha, ainda há outras milhares de milhares de pessoas a serem evangelizadas, cuidadas, discipuladas e preparadas para serem novos missionários. Seja nos campos distantes ou dentro da própria casa.
Depoimentos de alguns de nossos missionários:
- Pr. Cácio Silva (Amanajé – AM): “Nesse afã de ser parceira na evangelização do mundo, chegou no Amazonas em diferentes lugares, um deles, entre o povo Yuhupdéh, no qual tem investido, ao longo de 13 anos, em diferentes ações, como educação, grafia de língua, produção de material didático, abertura de escolas, assessoria a professores, mas, sobretudo, com a evangelização deste povo que hoje tem uma igreja, chama-se Igreja Presbiteriana da Graça, que é filha da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.”
- Manoel e Rosa (Campo Fechado): “É um privilégio para nós servir ao Senhor e saber que fazemos parte de uma igreja que é presente na cidade, que tem feito diferença não só aqui, mas no Brasil e em outros países, como temos visto Deus agir através de nós onde estamos morando agora. Mas sentimos a presença de vocês, os irmãos, junto conosco, na intercessão em todo tempo.”
- Pedro e Andréia Villarreal (Bolívia): “A Oitava Igreja tem nos apoiado durante muitos anos com oração, o suporte espiritual que temos recebido. Em tempos de aflição, entramos em contato e, imediatamente, somos atendidos.”