Menu

Notícias

UMA IGREJA BÍBLICA

Pode parecer redundância, mas não é. Não seria toda igreja uma igreja bíblica? Gostaríamos muito que fosse assim, mas só o fato de se chamar igreja não a faz ser bíblica. É preciso mais do que um nome ou uma declaração. É preciso traduzir isso em um dia a dia, uma agenda que valoriza e desafia seus membros e frequentadores a crescer nessa área de algumas formas bem práticas. Assim, ousamos dizer que somos uma igreja bíblica porque somos:

Uma igreja que busca conhecer as Escrituras

O ensino das Escrituras é uma marca das igrejas protestantes, de onde se origina a Igreja Presbiteriana. Somos edificados no conhecimento das Escrituras de diversas formas: (1) no púlpito, por meio da pregação da Palavra. Uma mensagem que exorta, anima, corrige e desafia o membro a se tornar cada vez mais parecido com Cristo. Uma pregação que fala ao homem moderno, mas sempre alicerçada nas Escrituras. (2) Em classe, com uma Escola Bíblica que fornece mais do que conhecimento: fornece vida. Cursos que ensinam o texto bíblico dentro de seu contexto, história e intenção, oferecidos, hoje, por meio da EBT (Escola Bíblica de Treinamento) e CETRO (Centro de Treinamento da Oitava), sem contar os cursos temáticos para família (como o Casados para Sempre e outros), os cursos de preparação para recepção de membros, etc.

Na verdade, tudo o que é feito na igreja precisa refletir esse valor: as músicas cantadas no louvor, as orações feitas, as dinâmicas dentro e fora dos cultos públicos, tudo deve estar alinhado com esse fato: somos uma igreja bíblica!

Uma igreja que busca ensinar as Escrituras

Não basta apenas crescer no conhecimento. Reter apenas para si o que se aprende é colocar-se na contramão da caminhada com o Senhor Jesus, pois ele nos ordenou a ir, fazer discípulos e ensiná-los a guardar tudo o que de Cristo aprendemos (Mt 28.20). Os estudos semanais nos Grupos de Crescimento (GCOIs), focados em uma aplicação bem prática das Escrituras, é um ambiente excelente para a edificação mútua (1 Ts 5.11), numa troca de experiências e vivências bíblicas. É no ambiente do GCOI que melhor acontece o discipulado, onde os mais maduros e vividos na caminhada cristã podem ajudar intencionalmente a caminhada dos mais novos na fé, uma dinâmica em que se aprende não só com o que é falado, mas especialmente com a Palavra vivenciada.

Uma igreja que vive o que aprende nas Escrituras

Jesus deixou claro quão imprudente é aquele que ouve as palavras de seu ensino e não as pratica (Mt 7.24-27). Assim, do púlpito às reuniões nas casas, passando por cada ministério da igreja, a exortação é sempre à prática da vida cristã, em que a santidade não é algo negociado. Entendemos que uma igreja bíblica não é apenas aquela que ensina a Bíblia, mas vive aquilo que é ensinado. Assim, trabalhamos para honrar e proclamar o nome de Jesus não só nos momentos de culto, mas em casa, no trânsito, no trabalho, na padaria, etc. Da mesma forma, os ministérios da igreja surgem e são projetados para funcionar de forma bíblica, com valores e objetivos que estão alinhados com a Palavra de Deus.

O mundo nunca foi um lugar amigável para o povo de Deus, e viver em qualquer geração como igreja bíblica sempre será um desafio. Contudo, não há lugar e tempo mais apropriado do que esse para se viver e proclamar a verdade do Evangelho, pois, como disse João, “as trevas não prevaleceram contra a luz de Jesus Cristo” (Jo 1.5). Há 50 anos nos esforçamos para ser uma igreja bíblica, e até o Senhor voltar, não será diferente.

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha · Pastor Auxiliar

“A Escola Bíblica de Treinamento é o espaço que nos permite crescer na graça, no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. É a boa semente que produz em nós novidade de vida, mente renovada, coração restaurado. Quer conhecer uma igreja cristocêntrica, sólida? Temos que observar se há ali o estudo bíblico. A Escola Bíblica é bênção para nós, é bênção para a igreja, é bênção para a comunidade.” Lidia Elias – Professora da EBT

“O CETRO vai além da Escola Bíblica, é um tempo maior de estudo, aprofunda mais nas Escrituras e na leitura de outros livros, com professores capacitadíssimos. Tenho aprendido muito, estou entendendo melhor as Escrituras. Está sendo muito bom, muito rico, está acrescentando muito na minha vida. É ir além, não para crescer no conhecimento e me engrandecer, nem para entrar em discussões, mas é conhecendo as Escrituras que conheço a Deus, o Senhor da minha vida, e me relaciono com ele.” Jacqueline Kennedy – Aluna do CETRO