UMA FAMÍLIA ENVOLVIDA NA IGREJA
Pais comprometidos com Deus têm mais possibIlidades de gerar filhos também fiéis ao Senhor. Pais não comprometidos, que têm uma atitude religiosa apenas formal, provavelmente gerarão em seus filhos o mesmo tipo de reação.
Pais sábios podem desenvolver boas estratégias para conectar seus filhos com Jesus Cristo e com sua igreja local onde servem a Cristo. São elas:
1 – Coerência da vida diária dos pais com o ensino sobre amizade com Deus.
É infrutífero falar sobre Deus aos filhos se os pais viverem se tratando mal, com agressividade, mentiras, violência, etc. As incoerências são notadas e cobradas até por crianças.
2 – Alegria dos Pais em ir à igreja, tanto para aprender sobre Deus quanto para trabalhar para Ele.
Pais motivados motivam os filhos; pais alegres também alegram seus filhos; pais queixosos, zombadores e críticos também afetarão a vida de seus filhos; pais envolvidos com a igreja são exemplos de envolvimento para os filhos.
3 – Pais que fazem de sua casa uma extensão da própria igreja.
Por exemplo, usando no dia a dia valores bíblicos como: promover a paz, verdade, honestidade, sinceridade, amor, generosidade, misericórdia, paciência, hospitalidade. Abrindo seu lar para servir aos irmãos e outras pessoas. A vivência de valores bíblicos pode e deve acontecer em todos os momentos.
4 – Pais que fazem da igreja uma extensão de sua própria casa.
Os filhos observam desde cedo se os pais têm alegria de ir aos cultos e participar da vida da igreja. Filhos que aprendem a participar e gostar da igreja porque seus pais amam sua igreja, seus pastores, seus líderes e gostam de passar tempo na companhia dos irmãos.
5 – Pais que facilitam o trabalho dos líderes de seus filhos na igreja.
Existe uma idade em que os filhos precisam ser levados pelos pais às atividades de seu ministério, como passeios, escola bíblica, congressos, ensaios, corais, teatros, etc. Muitos pais, por preguiça ou negligência, não levam seus filhos. Tempos depois, esses mesmos pais choram por seus filhos terem se afastado de Deus. Aí perguntam: “onde foi que eu errei?”.
6 – Pais que contribuem positivamente para que seus filhos se envolvam com a igreja.
Pais sábios ficam de olho nos amigos de seus filhos. Promover alguns encontros em sua casa, às vezes, já é suficiente para reconhecer aqueles amigos que têm boas ou más intenções. Vale a pena incentivar momentos dos seus filhos com boas amizades, principalmente quando estão envolvidos com uma turma que ama e busca a Deus.
Que tipo de pais vocês têm sido? Pais comprometidos com Deus e envolvidos no trabalho da igreja? Ou pais descomprometidos com o Senhor, desigrejados, descolados de uma amizade com Deus e de tudo o que Ele representa?
Os pais devem ser discipuladores de seus filhos. A maneira como os pais se tratam ou como tratam os outros, é observada pelos filhos e servirá de espelho para o relacionamento destes para com seus outros irmãos e amigos. Tudo o que foi aprendido e vivenciado na família desde a infância produzirá reflexos para toda a vida, sejam eles maus ou bons.
(Extraído de Lar Cristão, número 153. Um texto escrito pelo Pr. Sergio Leoto).
Pr. Jeremias Pereira
Pastor Titular