Menu

Pr. Jeremias

Um recadinho às mamães

Um recadinho às mamães

• Tenha paciência com seus filhos, filhas e consigo mesma. “Cultivem a paciência. Paciência para as noites mal dormidas pelo choro do bebê, com as birras e teimosias dos menores, com as discussões muitas vezes sem causa dos adolescentes e até mesmo com a aparente ingratidão e distanciamento dos filhos adultos. Eu sei que é difícil, porque não se trata apenas de uma birra, de uma noite sem descanso, de uma discussão com o filho adolescente, de uma mágoa com o descaso dos que já são mais adultos; são muitas birras, noites sem descanso, discussões, mágoas (…). Por isso, quero agradecer às mães a amorosidade aos filhos, a generosidade, os sacrifícios por eles feitos na surdina, sem que ninguém soubesse, a busca quase desesperada das melhores soluções quando elas enfrentam problemas aparentemente insolúveis com os filhos. Agradeço principalmente por elas não terem desistido, por mais adversas que tenham sido as situações vivenciadas com e/ou por eles.” *

• Trate a culpa em relação a seus erros com seus filhos e filhas. “Não se culpem pelos erros cometidos com os filhos, pelas decisões tomadas que, bem mais tarde, se mostraram equivocadas para eles, pelos anseios que tinham, pelas frustrações sentidas por causa deles. As mães, como todas as pessoas, têm defeitos que não desaparecem milagrosamente com a maternidade, têm limites, têm pontos cegos e, pelos filhos, tentam tirar o melhor de si, mas nem sempre conseguem. Por isso, agradeço às mães que se perdoam, que procuram se conhecer para entender e que, principalmente, aceitam os seus filhos quando eles são, se tornam ou agem de modo muito diferente do que almejavam ou esperavam.”*

• Ore fervorosamente pelos seus filhos, filhas e por si mesma. Mães que conhecem a Cristo e a Palavra de Deus sabem que têm um Companheiro no caminho. O Senhor está perto daqueles que O buscam. E, agindo o Senhor, quem O impedirá? Mães, porém, não têm como operar transformações no coração de seus filhos e filhas. Apenas o Senhor Jesus pode conceder um novo coração, o novo nascimento. Contudo, por mais longe que um filho ou uma filha esteja do Senhor, a sua oração poderá colocá-lo diante de Cristo. Sua oração pode, também, ser um instrumento para o Espírito Santo fortalecê-lo, abençoá-lo, fazê-lo progredir, prosperar, aprofundar na fé e viver no ambiente poderoso da maravilhosa graça de Jesus.

• Ensine valores eternos a seus filhos e filhas. Ensine a seus filhos as grandes virtudes recomendadas nas Sagradas Escrituras: amor a Deus de todo o coração, de toda alma e de todo entendimento; amor ao próximo como a si mesmo. Evite de ensinar seus filhos a ser fofoqueiros e maldizentes. Pelo contrário, ensine-os o valor da ética e da moral, honestidade, respeito, santidade, pureza, uso das palavras, domínio próprio, humildade, entusiasmo com a vida e com o trabalho. Ensine-os o valor da sabedoria, da fé, da esperança e do amor.

• Leve seus filhos e filhas a ter um encontro com Cristo Jesus. Jesus Cristo, que nasceu da virgem Maria, morreu na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou para nossa salvação e voltará para buscar a Sua Igreja. Ensine-os a amar a Igreja de Cristo, a ser membros de uma igreja local, a ter fervor missionário e a ser crentes dedicados e consagrados a Jesus Cristo, nosso amado Salvador.

A cada mamãe, o abraço carinhoso de parabéns e que santas consolações sejam derramadas sobre sua preciosa vida neste dia.

* Dra. Rosely Sayão. O artigo integral está na Folha B2 Cotidiano 3.5.16

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br