UM AGUARDADO REENCONTRO
O que antes era comum, hoje é motivo de muita alegria e celebração. Arrumar-se, pegar a Bíblia, ligar o carro ou caminhar até o ponto de embarque do transporte coletivo mais próximo, desembarcar, cumprimentar alguns irmãos e entrar na igreja para cultuar ao Senhor Jesus. Uma rotina repetida, no mínimo, uma vez na semana por membros e visitantes da Oitava. Um hábito que, em meados de março, teve de ser suspenso por causa da pandemia da Covid-19, que pegou a todos de surpresa. E nos dois meses seguintes, cultos e demais atividades – como a Escola Bíblica de Treinamento (EBT) – somente no ambiente virtual.
Aos poucos as coisas foram se ajeitando e a nova realidade começou a ser digerida. Na segunda quinzena de maio, entretanto, houve uma flexibilização nos protocolos de segurança para contenção da doença – permitida pela Prefeitura de Belo Horizonte e demais autoridades -, o que ocasionou o retorno gradual de alguns eventos na igreja. Essa abertura coincidiu com a semana do aniversário da Oitava que, em 25/05, completou 51 anos. Os dois primeiros cultos – ocorridos na noite do sábado, 23/05 – trouxeram de volta a Oitava Jovem, que se reuniu no templo, e a Rede de Adolescentes (READ), que se concentrou no Salão Social, como de costume.
E no dia seguinte foi a vez dos demais irmãos matarem a saudade de adorar ao Senhor Jesus de dentro da igreja. Dois Cultos de Celebração presenciais, um às 11h e outro às 17h. Tudo, claro, com muita responsabilidade, como explicou o médico, cardiologista e fundador do Ministério Monte Sinai, Caiser Teixeira: “Nós tomamos todos os cuidados, que começam pela higienização dos pés logo na entrada principal. Depois que a pessoa tem os pés higienizados, é aferida a temperatura corporal, que é um dado bastante importante para nós”. Essa triagem, inclusive, pode impedir que um irmão acesse as dependências do prédio, caso apresente um ou mais sintomas, como febre e tosse.
Após a medição, ainda é necessário higienizar as mãos com álcool em gel – frascos do produto ficam disponíveis em lugares estratégicos. “A gente acredita que, com isso e mais a distância observada entre os assentos, temos critérios de segurança suficientes para que as pessoas estejam absolutamente protegidas durante os cultos”, garantiu Caiser. O distanciamento citado pelo médico impede que um irmão se sente ao lado de outro, respeitando assim o espaço de um metro e meio entre as pessoas, como mandam as autoridades de saúde.
“O máximo que podemos fazer para proteger os membros já está sendo feito. Venha ao culto. Você vai ver e experimentar a alegria de celebrar junto com os irmãos. Pense numa bênção…”, comentou o Pr. Jeremias Pereira, momentos antes da reunião matinal do dia 24/05. Minutos depois, o jovem Isaac Velame, integrante da OTJV, comemorou o fato de poder voltar à igreja: “A gente vai entrar nesse processo de ter que usar máscara e tudo mais, mas mesmo assim eu fico feliz e muito grato a Deus por estar aqui de novo”.
E desta forma, encarando com extremo respeito essa nova realidade e sem ignorar nenhum dos protocolos de segurança, a Oitava seguiu. Além dos dois cultos de celebração aos domingos e dos cultos da juventude aos sábados, foram retomadas as reuniões de quarta e quinta-feira, observando o limite de 150 pessoas para cada uma delas. Por isso, para participar, é necessário inscrever-se previamente no site: www.oitavaigreja.org.br. Ainda são aguardadas definições quanto à continuidade dos encontros presenciais, já que a Prefeitura decretou, em 29/06, a retomada da Fase 0 da quarentena.
Portanto, fique ligado nos canais de comunicação da Oitava: site, canal do YouTube, perfis no Instagram, Facebook e Twitter; e acompanhe todas as novidades. E, independentemente de quaisquer novas mudanças que possam surgir, continue orando e intercedendo pelos pastores e demais líderes da Oitava Igreja, bem como para seus funcionários. Pois, lembre-se: somos o Corpo de Cristo e sua participação, de perto ou de longe, é fundamental.