Menu

Pr. Jeremias

Tempos difíceis… Confie no Senhor!

Renove seu ânimo! O pecado, a enfermidade, a morte, o diabo, já foram vencidos pela cruz e pela ressurreição de Cristo.

Viver é uma experiência paradoxal. É dor e prazer. É tristeza e alegria. É perder e vencer. Enfermar e sarar. Ser amado e sofrer rejeição. É passar dias de deserto e dias de manancial. É orar e ser atendido prontamente. É orar e esperar por anos pela resposta e permanecer na torre de vigia. É ver a beleza física se desvanecer. É ver que o que nos fez sofrer e desesperar ontem ser motivo de riso e gargalhada hoje. É lembrar de bons tempos e construir novos tempos… É como diz o ditado do mineiro: “É continuar pelejando.”

            Cada etapa da vida traz suas próprias dificuldades. O solteiro tem as suas; o casado de novo tem outras; as mães de crianças pequenas outras mais; as dos pais de adolescentes são diferentes daquelas de pais de filhos casados; do desempregado difere do empresário que enfrenta o racionamento de energia e a concorrência de ética imoral; do jovem formando difere do varão cinquentenário, cheio de filhos na faculdade, que se vê obrigado a reiniciar no mercado de trabalho; o pastor de uma pequena igreja ou de uma igreja rural tem suas lutas; o pastor de uma grande igreja urbana, outras; as viúvas umas, as mulheres abandonadas ou divorciadas, outras; os pais solteiros outras mais; o idoso, outros; a dos órfãos, as deles.

            Em qualquer dificuldade, o que faz a diferença é a atitude intima, os valores que sustentam o coração. Portanto, em meio às tribulações:

Confie no Senhor. E recorde de como ele tem cuidado de sua vida. Uma rápida olhada em nossa história pessoal, familiar ou da igreja nos fará descansar. Como diz o trecho da letra do hino: “Os Seus intentos cumpre Deus no decorrer dos anos. Ele executa o Seu querer de acordo com os Seus planos.” Sua invencível providência e Seu cuidado já marcaram nossas vidas. Alguns que me leem recordem-se: vocês já passaram por tempos mais difíceis! Por favor, não desistam agora:
– Confie no Senhor. Ele sabe criar fatos novos e inesperados. Os milagres realizados por Jesus e registrados nos evangelhos ensinam que Ele tem poder sobre a natureza, as circunstancias, as enfermidades e a economia. Os milagres registrados no Antigo Testamento nos falam que Deus pode abrir janelas no céu, quando tudo parece sem esperança. Ore e mantenha suas antenas ligadas. Estou orando para que nessa semana muitos fatos novos e positivos aconteçam em nossa igreja.
– Confie no Senhor. O que nos parece ser o fim, pode ser apenas de onde Ele está começando. “Eis que faço novas todas as coisas.” Não acredite na mentira do diabo de que Deus gosta de nos ver sofrer, que Ele é indiferente. Renove sua expectativa de fé. Continue lutando e semeando. Hoje é o dia que o Senhor fez. Comece-o e viva-o com seus olhos cheios de fé e esperança.
– Confie no Senhor. A vitória é nossa em Seu nome. Não há como viver sem enfrentar tribulações. Elas são ou se tornam oportunidades para crescer e amadurecer. Quando, porém, olhamos para o final de tudo: a vitória é nossa, em nome do Senhor. Aconteça o que acontecer. Deus é fiel. E… “todas as coisas cooperam para o bem dos que O amam.” (Romanos 8.26). Alguns anos de luta não se comparam com uma eternidade gloriosa e vencedora no Senhor. Renove seu ânimo! O pecado, a enfermidade, a morte, o diabo, já foram vencidos pela cruz e pela ressurreição de Cristo.

Ainda que tenhamos que participar numa certa medida dos sofrimentos de Cristo, temos grande e preciosa esperança: O Senhor ressuscitou! Ele vive! Ele voltará, e reinará para sempre. Enquanto isso, O aguardemos. Mas vamos romper pela fé.

Pr. Jeremias Pereira
Texto publicado originalmente no Boletim Informativo da igreja, edição de 01 de julho de 2001, Ano XXXII, Nº 1.641. Reimpresso com as devidas correções e adaptações para a presente edição.