“Sonho de ver o CPL no Nordeste.”
O breve, mas tocante testemunho de quem veio ao Congresso e tem o evento como agenda definitiva para comunhão, alianças e renovo na fé e no ministério.
“De Janeiro a Setembro, mesmo depois de vinte e três anos de pastorado em tempo integral, ainda sou surpreendido com a ‘fisgada’ de alguns ‘espinhos’ e ainda tropeço nalgumas ‘pedras’, na maioria das vezes, por descuido meu. Mas eu não desisto, pois sei que na primeira semana de Outubro, estarei num lugar onde tem bálsamo santo; e ungido por Ele, a dor se esvai, a ferida é sarada e o machucado cicatrizado.
“De Janeiro a Setembro, alguns incidentes insistem em querer fazer azedar minha alma, amargar meu espírito e recrudescer o meu ser. Mas eu não desisto, pois me lembro que na primeira semana de Outubro, estarei num lugar onde tem o puro mel vindo da colméia celestial, que adoça minha alma e revigora o brilho dos meus olhos, ampliando a minha visão de que vale a pena e é muito bom ser pastor.
“De Janeiro a Setembro, não raras vezes, a areia do meu insólito deserto pastoral se torna por demais escaldante por debaixo dos meus pés. Mas eu não desisto, e recobro alento quando lembro que na primeira semana de Outubro atravessarei o Jordão e poderei me dessedentar com água límpida, fria e cristalina.
“De Janeiro a Setembro repito muitas vezes a oração do publicano – ‘sê propício a mim, pecador’ (grifo meu). Não poucas vezes, meu senso de pecado me angustia e me envergonha. Porém, encontro consolo que vem dos céus, nas infalíveis promessas das Sagradas Escrituras, acerca do pleno perdão de Deus em Cristo Jesus. Mas também me sinto confortado e esperançoso com um consolo que vem da terra; do homem. Isto quando me lembro que na primeira semana de Outubro um homem muito ocupado e atarefado em meio a uma pequena multidão, onde cada um gostaria de ter um tempo a sós com ele, o que é impossível, vai colocar a mão sobre meu ombro ou sobre minha cabeça, sem lembrar o meu nome, e dizer: ‘Santo varão!’. Ele não sabe e não pode imaginar o significado do seu toque e de suas palavras – ‘Santo varão!’.
“Tenho um sonho que não sei se sonho sozinho. Ter um CPL no Nordeste para os nordestinos, patrocinado pelo resto do Brasil. CPL no mesmo nível do que hoje me proporciona uma santa semana sabática. Resguardadas as devidas proporções e respeitadas as devidas adequações.
“Deus continue abençoando o Rev. Jeremias e toda sua equipe abençoada e abençoadora. E a Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.”
Pr. Joaquim de Sousa Ramos
Igreja Presbiteriana do Floresta / Presbitério Vale do Aço.