Menu

Estudos e artigos

SEXO, UM PRESENTE DE DEUS

Ao longo dos nossos 31 anos de casados, temos a convicção de que o sexo é um presente de Deus para o casal. Maravilhoso, sensacional, com o propósito de gerar mais união e intimidade, alegria e cumplicidade, criando conexão entre o casal, de forma que os dois se tornem uma só carne, com vínculo de alma, unidos pelo amor. O sexo é a fundação da família. Os filhos são herança do Senhor. Eles podem ser um fruto do sexo, mas não seu único objetivo. 

Provérbios 24.3 diz: “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis.”. 

Uma vez que o sexo faz parte da vida conjugal, a falta dele abre uma brecha para o ataque do Maligno. Muitos casais usam o sexo como arma de manipulação e controle do cônjuge, como se fosse uma moeda de troca. Porém, o amor não maltrata, não busca seus próprios interesses, é bondoso, não inveja, não se vangloria, não se orgulha.  

Como casal, devemos sempre procurar agradar a Deus e andar segundo os Seus propósitos. Em 1 Coríntios 7.2-5 a Bíblia nos instrui: “mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido. O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.”. 

O texto bíblico acima demonstra, claramente, o propósito de Deus para o sexo na relação conjugal, homem e mulher. Porém, o homem, em alguns casos, é rápido em apontar a responsabilidade da esposa, mas lento em assumir as próprias responsabilidades, tais como viver a vida comum do lar e se esforçar para atender às necessidades de sua esposa, com afeto, diálogo e respeito. 

Como cristãos, devemos sempre glorificar a Deus com nossas palavras, atitudes e pensamentos, e andar em santidade. Em se tratando de sexo, não é diferente. Ao contrário, pois ele foi criado por Deus para ser puro, santo e sem mancha nenhuma. Afinal, somos templo do Espírito Santo. 

Desde a Queda do Homem no Jardim do Éden, o inimigo vem tentando distorcer tudo o que Deus criou. E o sexo, por ser uma área de grande intimidade e cumplicidade entre um casal, é um campo aberto para o diabo enganar as pessoas.  

Ouve-se no mundo que, entre quatro paredes, tudo é permitido. Mas não é bem assim. Deus, em Sua infinita sabedoria e criatividade, planejou cada parte do corpo humano com propósitos específicos, e fez tanto o homem quanto a mulher com capacidade de sentirem prazer ao mais suave toque. O casal não pode adotar os padrões mundanos e fazer sexo fora da forma natural, criada pelo Altíssimo.  

Portanto, irmãos, busquem as oportunidades que a Oitava Igreja disponibiliza para sua membresia, a fim de se aprofundar no assunto e deixar a relação conjugal ainda mais prazerosa, tendo o sexo como instrumento de alegria, prazer e união, sempre glorificando a Deus em todas as coisas. 

Como sugestão, podemos citar as várias frentes do Ministério de Família, tais como o curso Casados para Sempre, o AFC – Aprendendo a Ficar Casados e a classe Família da Escola Bíblica de Treinamento (EBT). 

– Pb. Olindo Batistelli 

*O Presbítero Olindo é casado há 31 anos com France Batistelli. Eles têm um filho: Pedro, de 25 anos. O casal já participou ativamente na organização de inúmeros encontros voltados para casais, e atualmente exerce o cargo de liderança no Ministério de Família da Oitava Igreja (@mfoitava).