Menu

Pr. Jeremias

SEXO ANTES E FORA DO CASAMENTO

Quase todo filme ou novela incentiva o sexo casual, antes e fora do casamento. No sexo casual, muitas vezes, um nem sabe o nome do outro. Sexo antes do casamento acontece quando namorados, noivos, viúvos e/ou divorciados querem fazer uma “experiência” ou várias experiências para ver se vai “rolar a química”. O sexo fora do casamento cometido por pessoas casadas é definido como adultério.

Em tempos de permissividade, relativismo comportamental e ético o argumento comum é “se tem amor”, qual o problema?

Há muitos pais – entre os quais muitos que se afirmam cristãos – que já capitularam diante do relativismo sexual e já estão admitindo que seu filho (filha) traga sua (seu) namorada (o), noiva (o) para “dormirem juntos” em suas casas.

Como seguidores de Cristo, temos a Bíblia como a Palavra de Deus – Sola Scriptura. Ela é nossa regra de fé e prática. Se de fato alguém nasceu de novo, é nova criatura, está em Cristo, deve considerar atentamente o que diz a Eterna Palavra.

Entre os pecados que a Bíblia nos orienta a abandonar e evitar – afinal, somos de Cristo – está o pecado de fornicação, que é o relacionamento sexual antes do casamento (quando mencionamos casamento, esta igreja considera casamento como uma instituição estabelecida por Deus, entre homem e mulher, macho e fêmea). O relacionamento sexual fora do casamento é o pecado chamado na Bíblia de adultério.

A imoralidade sexual: fornicação, adultério, homossexualismo, lesbianismo, incesto, prostituição, paixões sensuais, com intimidades, liberdades e libertinagens sexuais, etc. Essas práticas, comuns e aceitáveis como normais entre os não crentes, não são admitidas nem recomendadas para aqueles que se declaram seguidores e servos e servas de Cristo Jesus.

1 Coríntios 7.2

“…mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu próprio marido.”

“Todavia, para evitar a fornicação, tenha cada homem a sua mulher e cada mulher o seu marido”. (A Bíblia de Jerusalém)

“Geralmente, porém, é melhor ser casado, todo homem tendo sua própria esposa, e cada mulher tendo seu próprio marido, porque de outra forma vocês poderiam cair em pecado.” (Biblia Viva)

“Mas uma vez que há tanta imoralidade sexual cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, seu próprio marido.” (Nova Tradução Transformadora)

“Por causa da imoralidade, cada homem tenha sua mulher, cada mulher seu marido.” (NVI)

“É bom ter relações sexuais? Sem dúvida, mas de maneira certa. É bom estar casado tanto para o homem quanto para a mulher. Os impulsos sexuais são fortes, mas o casamento é forte o bastante para contê-los, permitindo uma vida sexual equilibrada e plena num mundo de desordem sexual.” (Trad. A mensagem)

Para solteiros, solteiras, viúvos, viúvas e divorciados ou divorciadas, a recomendação bíblica é pureza, castidade e santidade na sua sexualidade. Para os casados, a recomendação é: fidelidade, plenitude, satisfação e santidade em sua vida e em seu leito conjugal.

Hebreus 13.4

“Honrem o casamento e mantenham a pureza sexual entre marido e mulher. Deus não aprova o sexo casual e ilícito.” (A Mensagem)

“Honrem o casamento e mantenham pura a união conjugal, pois Deus julgará os impuros e adúlteros”. (NVT)

“O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros.” (Bíblia de Jerusalém)

“Honrem o seu casamento e os seus respectivos votos; e sejam puros; porque Deus sem falta castigará todos os que são imorais e cometem adultério.” (Bíblia viva)

Uma leitura regular do Novo Testamento ensina àquele que nasceu de novo, servo de Jesus Cristo, como viver no poder do Espírito Santo, inclusive com seus hormônios e sua sexualidade num mundo permissivo e imoral. (Especificamente, veja: Romanos 1.18-32; 1 Coríntios 5.1-13; 1 Coríntios 6.9-10; Colossenses 3.5; Gálatas 5.19; Efésios 5.3-5; I Pedro; Apocalipse 9.21)

1 Tessalonicenses 4.3

“A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual.” (NVT)

Haverá tentações e lutas, mas Graças a Deus que nos socorre e nos dá vitórias por meio de Jesus Cristo.

Pr. Jeremias Pereira

Pastor Titular