Menu

Estudos e artigos

SER DISCÍPULO É… Fortalecer a unidade da igreja

boletim280816“Fazendo todos os esforços para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Ef 4.3)

Quem nunca sonhou em ter um corpo saudável? Talvez esse seja um dos maiores desejos de homens e mulheres nos nossos dias. Alcançar um condicionamento físico ideal que proporcione melhor qualidade de vida. Mas o nosso maior desafio é o de manter essa condição com o passar dos anos, o que requer esforço, dedicação e disciplina.

Ora, isso também vale quando falamos sobre a saúde da igreja, o Corpo de Cristo. Cada membro desse Corpo precisa se exercitar para que ele permaneça saudável. A grande diferença é que, do ponto de vista da obra de Cristo, a igreja é um organismo perfeito, que foi gerado na unidade do Espírito. Sendo assim, o nosso esforço não é para alcançarmos a unidade, antes, lutamos contra os inimigos que tentam destruir a unidade da igreja.

O QUE É A UNIDADE DA IGREJA?

Unidade não é uniformidade. Também não é ter preferências e gostos semelhantes. Ao contrário, a unidade da igreja implica em diversidade e pluralidade de dons na vida dos seus membros. Unidade é compreender que a obra de Cristo em favor da igreja supera todas as barreiras étnicas, sociais, culturais e ideológicas; é o poder que une os diferentes em torno do propósito para o qual existimos: a glória de Deus.

Estamos unidos a Cristo pelo que Ele fez por nós. Não existe membro fora do Corpo. Todas as etnias e classes de pessoas como “membros do mesmo corpo e juntamente participantes da promessa de Deus em Cristo Jesus por meio do evangelho” (Ef 3.6).

O fato de nos reunirmos regularmente não implica que estamos vivendo em unidade. Unidade não se fabrica ou se conquista a partir do nosso esforço. Não. A unidade é uma condição sem a qual não há igreja.

“Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança,[…] um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos.” (Ef 4.4-6)

O PROPÓSITO DA UNIDADE 

“E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17.21)

O propósito da unidade é o de comprovar, testemunhar e proclamar que o nosso Senhor Jesus é o Cristo de Deus enviado ao mundo.

 O QUE FAZER PARA FORTALECER A UNIDADE DA IGREJA?

  1. Assuma o seu papel como discípulo, membro do Corpo de Cristo.
  2. Envolva-se. Esteja disponível. Um membro que não está em atividade no Corpo corre o risco de se atrofiar e perder a sua utilidade.
  3. Entenda que não há perfeição aqui no primeiro andar. Você também não é perfeito. E isso só engrandece a obra de Deus a nosso favor. Somos instrumentos frágeis e imperfeitos nas mãos de um poderoso e santo Deus.
  4. Não permita que os pequenos e aparentes problemas tirem o seu foco daquilo que é essencial: estamos conectados em Cristo.
  5. Pratique os mandamentos “uns aos outros”: amar, consolar, edificar, suportar, corrigir, sujeitar, servir, ensinar, aconselhar, orar, etc.
  6. Identifique e combata os inimigos da unidade. Não promova fofocas, divisões ou contendas. Esses tipos de práticas podem destruir igrejas inteiras.

Ajude a fortalecer a unidade da sua igreja. Não existe outro caminho. A boa saúde do Corpo de Cristo passa pelo nosso esforço intencional em praticar as verdades bíblicas e andar de modo digno da vocação que recebemos.

Adelchi Rangel

Licenciado