Sacudir a poeira e dar a volta por cima!
“Chorei.
Não procurei esconder.
Todos viram,
Fingiram pena de mim,
Não precisava.
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava.
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava.
Um homem de moral
Não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão,
Reconhece a queda
E não desanima.
Levanta,
Sacode a poeira
E dá a volta por cima”
(Samba brasileiro)
Eu acho esse samba bom e tem na letra alguns valores do Reino.
“Chorar e não esconder”. Ser homem, ser mulher de verdade, inclui chorar e chorar, às vezes, na frente das pessoas. Chorar de dor. Chorar de tristeza. Chorar de saudades. Chorar de quebrantamento. E também chorar de alegria. Chorar não é humilhante, muitas vezes é grandioso. O Senhor Jesus foi quem disse: bem-aventurados os que choram porque serão consolados.
“Todos viram e fingiram pena de mim”. É do roteiro de viver… lidar com perdas, decepções, falsos companheiros, corruptos e gente um tanto hipócrita. Mas tem muito mais gente boa do que os fingidos. Existem amigos leais, verdadeiros, mais chegados que irmãos. E irmãos na fé são exponenciais. A maioria! E Cristo é verdadeiro e o amigo melhor.
“Um homem de moral não fica no chão, nem aceita que mulher lhe dê a mão”. Aqui, acho que o sambista vacilou. As Escrituras dizem que o justo, aquele que é justificado pela graça de Jesus Cristo, pode cair muitas vezes, mas o Senhor o levantará. E também nos ensina que não devemos ser soberbos e recusar a mão que se estende para nos apoiar e ajudar seja ela de uma mulher ou de um homem. Ninguém deve recusar as mãos generosas que se estendem para socorrer, sejam elas de amigos, parentes, vizinhos e até mesmo de estranhos.
“Reconhece a queda e não desanima”. Gosto desta frase, pois reconhecer-se limitado, pecador, alguém que pisa na bola, que derrapa, falha e, apesar de tudo, não desanima, é mesmo um motivo de gratidão e louvor. É uma manifestação da força e do bom ânimo do Senhor em nós e sobre nós.
“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Parece um apelo bíblico, né não, gente boa?!
Então!
Renove seu bom ânimo. É hora de não ruminar mais as dores, as perdas, as chateações e o mimimi. Hora de se levantar e sonhar novos sonhos.
Desanima não! Não jogue a toalha. Levante-se e vamos em frente. Jesus Cristo está vivo. O Espírito Santo é o Consolador. O Pai nos ama.
Há muito para aprender, descobrir, reconstruir, conquistar, renovar, amar, testemunhar, abençoar e festejar.
Pastor Jeremias Pereira
Pastor titular da Oitava Igreja