Menu

Pr. Jeremias

RESISTA AO DIABO, ELE FUGIRÁ!

Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós; purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.” (Tiago 4.7-8)

Resistir ao diabo é uma ordem para toda a igreja como corpo e para cada crente individualmente. Nosso evangelismo será mais eficaz se aprendermos resistir ao diabo. Nossas famílias serão mais felizes à medida que resistimos com eficácia ao inimigo. Contemplaremos um derramamento do Espírito mais abundante se resistirmos com êxito àquele que quer impedir a obra de Deus de prosperar. Mas, afinal, como resistir ao diabo?

  1. SUBMISSÃO A DEUS

A primeira entrega é reconhecer o próprio pecado e compreender que unicamente Cristo é o Salvador e que, por sua morte e ressureição, Ele venceu definitivamente o diabo e todos os demônios. A vitória do discípulo vem de Cristo. Renunciar dia a dia a si mesmo e deixar todos os seus “direitos” aos pés da Cruz. Ninguém terá êxito diante da carne, do mundo e do diabo sem submissão ao Senhor.

A Bíblia diz que a rebelião é como o pecado de feitiçaria. Submissão é obediência à Palavra de Deus e ao Espírito Santo. “Aquele que me ama guarda os meus mandamentos.” (João 14.21). A expressão “Jesus é o Senhor” é, muitas vezes, apenas uma “expressão religiosa”. Nas páginas bíblicas, no Novo Testamento, está expressa uma relação de senhor e escravo. O escravo não tem voz, não tem opinião, não tem bens, não tem nada, a não ser a vontade do seu senhor. Então, submissão é colocar as coisas em ordem aos olhos de Deus e render-se integralmente a Ele.

  1. INTIMIDADE COM DEUS

A aproximação de Deus é feita mediante uma vida de oração pessoal: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar nos santos dos santos, pelo sangue de Jesus… aproximemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé.” (Hebreus 10.19-20). Tornar sua vida pessoal de oração numa belíssima aventura de comunhão com o Espírito Santo.

Para ter intimidade com Deus, peça a Ele mesmo: disciplina, dedicação e vitória sobre a preguiça. A oração também é comunitária. Quando o povo de Deus ora, o céu se move, o inferno treme e algo novo acontece na terra!

Quando oramos pessoalmente, Deus nos fala como indivíduos. Quando oramos enquanto igreja, Deus nos fala como comunidade. O jejum deve ser uma norma importante na vida de quem deseja ser equipado pelo Senhor para resistir ao diabo.

  1. PUREZA NOS RELACIONAMENTOS

Purificar as próprias mãos refere-se àquilo que fazemos. É verdade que não podemos medir a santidade de ninguém por aquilo que fez. Ninguém nunca fará o bastante para ser considerado santo. Sabemos que todo crente é santo. Essa é sua posição diante de Deus. Sabemos que, na prática, ninguém é santo o suficiente, nem nunca será. Mas aquilo que fazemos revela se estamos ou não no caminho da santidade prática.

Por um lado, sabemos que estamos onde deveríamos estar, mas por outro sabemos que não somos mais como já fomos anteriormente. A confissão de pecados e o poder purificador do sangue de Jesus nos foram dados por Deus, para que mantivéssemos sempre uma consciência limpa. Os padrões externos nos ajudam a avaliar se somos santos, mas também nos ajudam a avaliar se não estamos no caminho da santidade.

Assim é que um cristão que vive no adultério, anda vestindo com sensualidade, conversa com amargura e ressentimento em seu coração, não honra sua palavra, não paga suas contas nem dá satisfação sobre elas, mente, furta e faz intriga, revela que não está purificando suas mãos.

  1. SANTIFICAÇÃO DE DENTRO PARA FORA

Limpar o coração alude ao que pensamos e às nossas motivações. Ninguém que deseja resistir ao diabo pode conservar uma vida mental secreta. Uma mente poluída por impureza sexual; uma mente negativa; uma mente que só pensa na derrota e na vingança; uma mente ansiosa e preocupada. Essas são brechas enormes no caminho da santificação.

Temos que levar todo pensamento cativo a Cristo. Por isso, precisamos encher a nossa mente com as Sagradas Escrituras, a fim de que Deus opere uma genuína mudança, de dentro para fora! Qualidades de caráter cristão são desenvolvidas à medida em que a Palavra de Deus ganha mais espaço dentro de nossa agenda, em nosso coração e em nosso dia a dia.

Resistir ao diabo não é aprender uma meia dúzia de gírias evangélicas. Resistir ao diabo inclui submissão a Deus, vida de oração e santificação. É renúncia ao pecado, arrependimento e consagração a Cristo Jesus!

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular