Renove a sua Mente
Você já deve ter lido ou assistido alguma reportagem que trata do poder da mente. A verdade é que a mente governa todo o nosso corpo, molda as nossas emoções e tem o poder de nos levantar ou nos jogar no chão. Ter uma mente sadia é de vital importância!
A mente tem um poder de transformação incrível e por isso cresce a cada dia o conceito do pensamento positivo. Na minha opinião, o pensamento positivo ajuda muito em várias coisas, o simples fato de ser positivo, otimista e encarar a vida com mais leveza ajudará qualquer pessoa diante dos desafios da vida, que muitas vezes nos pegam de surpresa. Mas é preciso ter cuidado para que por meio dele a pessoa não seja irresponsável e ande fora da realidade. Otimismo é bom, mas boas doses de realidade são indispensáveis.
Contudo, nós que somos de Jesus Cristo, temos muito mais do que o simples pensamento positivo, temos o Espírito de Deus habitando dentro de nós para nos animar e temos a fé!
O Espírito Santo nos consola (Jo 14.26), “… fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças” (Is 40.29), nos faz sentir seguros e protegidos e está conosco a todo momento.
Quanto à fé, ela é poderosa. Na carta aos Hebreus, capítulo 11, temos um grande relato do que homens e mulheres de Deus fizeram por meio dela. Fé não é pensamento positivo, é certeza, é convicção. Enxergar a vida com os olhos da fé é caminhar na dependência da ação de Deus, sabendo que “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lc 18.27). A fé não nega a realidade, mas crê que Deus pode mudá-la. Contudo, você verá também em Hebreus 11 que muitos não foram livrados da morte por causa da fé, antes a enfrentaram sem medo, pois tinham a certeza que o Senhor os ampararia em sua morte, creram na ressurreição.
Assim, percebemos que o Espírito Santo e a fé são essenciais para que tenhamos uma mente sadia diante de Deus e, obviamente, não podemos deixar de destacar a Palavra de Deus que é o instrumento para que a fé seja gerada e alimentada em nosso coração.
Diante dos bombardeios que a nossa mente sofre ao longo da vida, o apóstolo Paulo tem três ensinos que irão nos ajudar:
- Abandone o velho e vista o novo – Em Efésios 4.22-24, ele diz que o renovo da mente implica em abandonar as coisas da velha natureza e assumir a nova identidade em Cristo.
- Desfrute da vontade de Deus – Em Romanos 12.2, ele diz que o renovo da mente nos capacita a experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
- Pense como Jesus – Em 1 Coríntios 2.6, ele diz que temos a mente de Cristo. Isso significa que estamos habilitados para compreender as coisas espirituais.
Se aprofunde e aplique cada um desses ensinos na sua vida e, certamente, você experimentará um renovo significativo da sua mente. Que Jesus o abençoe.
Pr. Iury Guerhardt
Pastor Auxiliar