Menu

Estudos e artigos

Renovando o amor na família

Reponha o carinho, o afeto, o AMOR, a alegria. Com Jesus em nossa casa, fica muito mais fácil

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (João 2.1-11).

Este é um texto muito conhecido. Uma passagem que é descrita em muitos casamentos. Mas também tem aplicações muito claras para orenovo do amor em nossa família. Podemos aprender 3 lições muito importantes:

1) Convide a Jesus para entrar em sua família. Nesta festa de casamento, nada teria acontecido se Jesus não fosse convidado. Com nossa família o princípio é o mesmo. Você precisa convidar o Mestre para estar em sua casa. Parece algo simples, não é verdade?! Mas é simples mesmo. Jesus não rejeita nenhum convite e também não arromba a porta de nossas casas. Se desejamos ver o renovo do amor da família, só poderemos ver este renovo de verdade se Jesus estiver presente.

Jesus não rejeita nenhum convite e também não arromba a porta de nossas casas. Se desejamos ver o renovo do amor da família, só poderemos ver este renovo de verdade se Jesus estiver presente.

2) Faça o que Jesus mandar. Obedeça às ordens de Jesus. No caso da festa de Caná da Galileia, poderia parecer algo sem sentido buscar talhas com água para serem servidas pelo mestre-sala. Mas foi isso que Jesus ordenou. E quando suas ordens foram obedecidas, o milagre aconteceu. Em nossa família de ser assim também. Não basta que Jesus esteja dentro de casa; é preciso obedecer aos seus mandamentos e seus estatutos. Não podemos escolher o que queremos e o que não queremos fazer. Obedeça a TODOS os seus mandamentos.

3) Com Jesus, a reposição é constante. Se não houver um cuidado, se não houver reposição, tudo termina. Com sua família é assim também. Reponha o carinho, o afeto, o AMOR, a alegria. Com Jesus em nossa casa, fica muito mais fácil fazermos esta reposição, pois não é algo que depende apenas de nós. O próprio Mestre nos ensina e nos ajuda a repor o que é necessário. Com Jesus em minha família, nunca faltará aquilo que é a base para se fortalecer o amor. JESUS É AMOR.

Portanto, que nesta jornada de renovo de nossa família, possamos ver atitudes práticas que promovam o renovo do amor em cada uma de nossas famílias, com Jesus em nossa casa, com obediência aos seus mandamentos, e com a reposição garantida de tudo que é fundamental para o fortalecimento do amor.

Pr. Eduardo Borges | preduardo@oitavaigreja.com.br