Menu

Notícias

“Quero ir por onde a graça de Deus me levar”

De agenda cheia por conta agora de seu primeiro disco solo em EP Bem Mais, Ana Karini fala de sua vida, carreira e ministério. Ela é só realização e gratidão.

Por Marcelo Ferreira
comunicacao@oitavaigreja.or

           Ela é natural de Governador Valadares, Minas Gerais. Mas morou e foi criada até aos 7 anos de idade em Ipatinga, ainda no mesmo Estado, até depois retornar a Governador Valadares e por lá ficar até aos 11, quando viria em definitivo para Belo Horizonte, em 1990, onde está até hoje. De uma família de 4 irmãos, sendo ela a segunda, foi nascida e criada em lar cristão. O pai foi o primeiro a se converter, quando ela tinha cerca de 2  anos de idade. Com a mãe a conversão à fé, ao evangelho, se daria pouco depois. Aos 3 anos ela, com a mãe e o irmão mais velho, se batizou. Porém, sua conversão de fato se daria aos 12 anos de idade, na própria igreja onde até hoje é membro, a Oitava Igreja. “Foi quando tive a convicção de que Jesus era tudo o que eu queria para a minha vida e que ele era o meu Senhor e meu Salvador”, diz.

            Hoje casada, mãe de dois filhos (Rafael, 6 e Daniel, 9) e com 34 anos recém completados (fez aniversário no último dia 12/12), Ana Karini Rosas Rush Silva é mais que uma cristã convicta. É cantora, compositora e ministra de louvor, com um ministério que se consolidou a partir de experiências não só pessoais, mas de dentro um contexto onde está inserida desde quando se converteu: a Oitava Igreja. E tanto se consolidou seu ministério que ela acaba de lançar (em casa, na Oitava) seu primeiro disco, em EP (Extended Play, algo como um “mini-álbum”) intitulado Bem Mais. Ela assina todas as canções (cinco ao todo), letra e música. Nessa entrevista exclusiva ela fala desse seu disco, a música na sua vida enquanto carreira e ministério, casamento e muito mais. É Ana Karini por Ana Karini.  

Oitava.org: Como foi ter lançado seu EP em casa, ou seja, na Oitava Igreja?
Ana Karini: Estou feliz demais!! Foi na Oitava que tive minhas primeiras experiências com Deus e onde aprendi tantos ensinamentos preciosos que me levaram a querer conhecer mais a Jesus. Na Oitava comecei a cantar e tive espaço e oportunidade para desenvolver meu ministério. Fui incentivada por meus líderes e irmãos em Cristo a atender e perseverar no chamado de Deus pra minha vida de pregar sobre o amor de Jesus através da música!

Oitava.org: O que diria de tudo que viu e aconteceu nos cultos onde lançou seu EP?
Ana: Eu fiquei transbordando de felicidade, porque pude contemplar com os meus olhos as promessas de Deus se cumprindo em minha vida! Em cada culto vi muitas pessoas cantando junto com a gente, adorando com as canções que o Senhor me deu! Isso foi emocionante!  Mas ainda melhor foi perceber a presença de Deus no nosso meio, tocando nos corações dos irmãos! Deus cuidou de cada detalhe e supriu nossas expectativas em tudo! Ele sempre nos surpreende com mais do que pedimos ou pensamos e nos favoreceu com a venda de 950 CDs em um único domingo! A Ele toda a honra, toda glória e todo louvor, a Jesus o meu amado Salvador. (Trecho de uma das canções de seu EP).

Oitava.org: Entre o sonho, a idealização e a concretização, quanto tempo durou até que tudo ficasse pronto em relação ao seu primeiro álbum solo que abre sua carreira, seu ministério?
Ana: Em 2005 Deus começou a me incomodar no sentido de compor músicas que  falassem de Jesus, de sua graça, da salvação, do seu poder e dos nossos momentos juntos, eu e Ele!! Até 2008 fiquei esperando para saber onde o Senhor queria me conduzir, e neste ano, recebi a palavra do Senhor de que ele nos conduziria através da música, para cumprirmos os propósitos DEle em mim e através de mim. Mas o tempo de espera até agosto de 2012, quando começamos a gravar, foi difícil. Deus começou a me preparar, me lapidar, me moldar, me dar experiências singulares com Ele, pra que eu tivesse uma base sólida para o meu ministério. Sem dúvida, tenho crescido, e muito, mas quero crescer muito mais, para a glória de Jesus! Mas foi em 2012 que aprouve ao Senhor iniciar esta jornada de vez e estamos confiando na palavra do apóstolo Paulo aos filipenses (Filipenses 2.13): “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”  Ele quem me fez sonhar com este ministério lá em 2005, e tem levantado os recursos e as condições de uma forma maravilhosa, para que tudo aconteça no Seu tempo e segundo a Sua vontade!

Oitava.org: A música na sua vida: herança familiar, vocação, gosto ou opção?
Ana: Creio que por vocação. Eu amo música, Não vivo sem cantar e sem ouvir música. Tudo na minha vida tem trilha musical! Cada momento me remete a uma música diferente! Cantar, para mim, aconteceu naturalmente. Desde pequena meus pais diziam que eu ainda ia cantar pra Jesus! E interessante é que Deus guiou meus passos e me colocou onde Ele quis, utilizando os talentos que Ele me deu, pra glória dEle! 

Oitava.org: A música como caráter ou contorno ministerial: como ou a partir de quando?
Ana: Aconteceu em 1992, se não me engano, quando comecei a cantar no ArteLouvor, um grupo da igreja que utilizava dança e música para evangelização. Sempre levei muito a sério tudo o que eu fazia na igreja, mas quando percebi que o que eu fazia, na verdade, era para Deus, isso fez toda a diferença. Tenho que honrá-lo, obedecê-lo, adorá-lo com minhas ações. Em 1997 fui convidada a ingressar no ministério de louvor da Oitava e então encontrei minha verdadeira vocação, meu chamado ministerial. 

Oitava.org: Suas primeiras composições ou ensaios nesse sentido: quando e como se deu?
Ana: Se iniciaram em 2005, de forma bem tímida.  Eu assistia DVDs  do Hillsong (Hillsong United, grupo musical gospel formado por jovens da Hillsong Church, na Austrália) e eles pareciam que inflamavam meu coração, e Deus ia me despertando e me mostrando  que ele tinha grande planos para o meu futuro. Eu escrevia e guardava aquelas letras que vinham à minha mente. Guardei até 2008, quando tomei coragem e mostrei para alguns amigos músicos que me ajudaram a aperfeiçoá-las e começar a cantá-las . Aí começou a banda. Cada músico que se interessava pelas músicas, pelo ministério envolvido por trás destas músicas, foi se achegando e se identificando com o propósito do ministério. 

Oitava.org: Sobre suas composições, onde ou em que busca inspiração?
Ana: As composições surgem das formas mais variadas e até mesmo inesperadas. Surgem dos meus momentos com Deus, da leitura da Palavra (a Bíblia), da oração, de situações difíceis ou de muita alegria, de momentos de angústia e dor ou das vitórias que Deus nos dá. Mas também podem brotar, de uma hora para a outra, nos momentos mais inusitados, às vezes naquele momento que estou quase pegando no sono, ou quando tenho que parar de lavar a louça pra escrever uma letra ou gravar uma melodia pra não esquecer. Outras também foram inspiradas nas pregações dos nossos pastores, que têm sido tremendamente usados por Deus para transmitir a Sua Palavra. 

Oitava.org: Em termos de musicalidade, quais foram e têm sido suas referências, tanto profissional como ministerialmente?
Ana: Eu sempre fui apaixonada por música, e desde pequena, gosto de bandas de rock, dos mais pesados, ao pop, mas também acompanho cantores e cantoras que fizeram e fazem parte da história da música evangélica no Brasil e no mundo. Alguns exemplos do que curtia e curto, tomei e tomo como referência, bandas, ministros e ministérios como Petra, Guardian, White Cross (EUA), Hillsong (Austrália), Aline Barros, Diante do Trono, Eyshila, Fernanda Brum, Thalles Roberto, Kleber Lucas e Nívea Soares (Brasil).

Oitava.org: Longe de estabelecer um estereótipo ou um estigma porque não é fazer tipo, já foi comparada a alguém com seu jeito de ser e cantar?
Ana: Já fui comparada, acredito que por causa do timbre da voz, com Aline Barros e Ana Paula Valadão. Como as duas são ungidas do Senhor e cantam muito bem, me senti muito honrada, mas sei que ainda preciso caminhar muito pra ter tanta experiência!

Oitava.org: Em termos de sonoridade e estilo, como definiria sua música?
Ana: Pop gospel! 

Oitava.org: Como está agora de agenda?  Convites também para o exterior?
Ana: A agenda está ficando cada vez mais apertada, graças a Deus! Neste final de ano temos convites para ministrar em algumas igrejas e em um centro de recuperação para menores infratores. Para o exterior ainda não fomos convidados, mas tudo acontece no tempo de Deus, não é?!

Oitava.org: O lançamento de seu primeiro disco sinaliza toda uma carreira e ministério que tem pela frente. Onde quer, pretende ou sonha chegar? Teme algo?
Ana: Eu quero ir por aonde a graça de Deus me levar. Estou disposta a pregar Jesus Cristo e adorá-lo em qualquer hora e lugar. Pra isso, eu preciso demais dEle! Eu sonho em ter um ministério ainda mais forte e consolidado, cheio da presença de Deus para levar o evangelho aos presos, aos cativos, aos aflitos… O mundo clama por salvação e eu quero ser instrumento de Deus nesta obra. Não temo. As lutas têm vindo e virão, mas eu sei que Aquele que começou a boa obra é fiel pra completá-la.

Oitava.org: O casamento em todo esse contexto.
Ana: Meu esposo (Daniel Rush Silva, o contrabaixista da banda) é um grande apoiador! Ele me incentiva, não me deixa desistir nunca. Deus sempre pensou no meu futuro e mandou a pessoa certa que, num só coração comigo, ia cumprir os propósitos de Deus para nós. 

Oitava.org: Uma palavra final de gratidão por todo esse momento de sua vida.
Ana Karini: Ao meu esposo querido pelo apoio, pela compreensão e por estar sempre ao meu lado pro que der e vier! Tamo junto e misturados, unidos no mesmo propósito! Aos meus pais e irmãos, por sorrirem e chorarem comigo, por me abençoarem, por não me deixarem desistir nunca! Aos amigos queridos da banda, uma verdadeira família que Deus me deu, verdadeiros companheiros que têm sonhado junto comigo. Amo demais. Melissa Mel, uma amiga que acreditou nos sonhos de Deus pra mim e “vestiu a camisa” do nosso ministério, sempre me dando a maior força! Aos pastores e lideres da Oitava Igreja, pelas orações e pelo incentivo. Respeito e me espelho em cada um de vocês! Ao Pastor Eduardo Borges, que tem nos acompanhado desde o começo, participando das nossas lutas e vitórias. Reconheço que Deus tem te usado profundamente pra nos abençoar. Você faz parte desta profunda transformação de Deus em nossas vidas! E ao Pastor Jeremias, pelos bons conselhos, pelo carinho e por nos abençoar tanto. Admiro demais este santo homem de Deus! E acima de tudo, a Jesus Cristo, meu Senhor, meu Salvador, meu amado. Que me chamou e tem me sustentado. ■

Áudio  ¦  Fotos  ¦  Vídeos  ¦  Matéria do lançamento