Menu

Notícias

QUE A FORÇA ESTEJA CONOSCO

No dia 4 de maio é comemorado o Dia do Star Wars¹. A franquia de George Lucas teve sua estreia em 1977 e marcou para sempre a cultura pop e a indústria do entretenimento. Você pode até não ter assistido aos filmes, mas certamente já ouviu falar desse universo, afinal, são mais de 40 anos de histórias que impactam diferentes gerações. Diante de um fenômeno cultural tão relevante, analisar essa ficção de um ponto de vista cristão é uma prática mais do que saudável, é necessária. 

Apesar de ter sido criado em um lar cristão metodista, George Lucas não se considera de nenhuma religião específica. O diretor de cinema já disse publicamente acreditar em Deus, mas se considera um “espiritual”, tomando ensinamentos de diversas crenças. Independentemente de como Lucas se define, podemos ver algumas semelhanças entre a Bíblia e sua principal criação, Star Wars.

Para citar uma, a história de Luke Skywalker, personagem principal dos três primeiros filmes da franquia, se assemelha à história do Rei Davi. A chamada trilogia original parece contar a disputa pelo reinado e poder entre as casas de Davi e Saul. Além disso, diversos nomes de planetas e personagens têm origens bíblicas, como: Anakin Skywalker, pai de Luke, e Anakim (Anaquins/Enaquins), os descendentes de Anaque que habitavam as terras de Canaã antes dos israelitas. 

Para além de relações textuais, existem temas maiores nessa saga que se comunicam conosco. Entre eles:

  • Guerra nas Estrelas define o mal como a busca por desejos egoístas; a Bíblia mostra que o foco em si mesmo nos afasta dos caminhos do Senhor;
  • A força, energia que liga todo esse mundo ficcional, flui em tudo e em todos. Da mesma forma, Paulo declara que há “um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, e por todos, e em todos vocês”, e que Jesus Cristo mantém todas as coisas juntas;
  • Os usuários da força “se tornam um com a força” e a deixam “fluir através deles”. Por meio dela se pode fazer o sobrenatural. Deus realiza muitos sinais e maravilhas por meio de Moisés, por exemplo. Vários outros personagens da Bíblia também participam de obras do Espírito. Em ambos os casos, atos sobrenaturais não são realizados por pessoas, trata-se do sobrenatural se manifestando por meio delas;
  • O medo, tanto em Star Wars quanto na Bíblia, nos impede de experimentar uma espiritualidade saudável.

A mensagem mais importante de Star Wars, por fim, é: esperança. Ao se posicionarem contra as trevas, Obi-Wan, Luke, Princesa Leia, Han Solo, Poe Dameron, Rey, Finn, Mandaloriano e tantos outros personagens mostram ao universo que o mal pode ser derrotado. Deus nos chama para sermos luz na escuridão. Onde há ódio, devemos levar amor. Onde há medo, devemos trazer coragem. Quando faltar esperança no mundo, nossas ações devem supri-la. Não importa quão sombrio sejam os tempos, ainda há esperança no amor e poder de Jesus Cristo.

Que a força esteja conosco. Ou melhor, que Jesus nos abençoe!

  • Pedro Henriques – Líder de célula e membro da Oitava Jovem

¹O dia 4 de maio foi escolhido como data comemorativa pois a pronúncia em inglês da data (May the 4th) se assemelha à pronúncia de “Que a Força Esteja” (May the force), expressão usada frequentemente nas histórias de Star Wars.

—————————————————————————————————————-

Além do Dia do Star Wars e do Dia das Mães, maio abriga outra importante data: sempre no terceiro domingo do mês, é comemorado o Dia do Jovem Presbiteriano (em 2022, a celebração ocorre no dia 15). Parabéns, jovem, pelo seu dia! Lembre-se: o Senhor te escolheu porque sois forte! (1 João 2.14).