As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor. (Ef 5.22)
As orientações bíblicas para as mulheres valem para todas as esposas: de pastor, de motorista, de policial, faxineiro, advogado Mas no mês em que se comemora o Dia da Esposa do Pastor, sempre no segundo domingo, levantamos uma reflexão sobre as principais funções que elas recebem, além de todas as outras comuns entre as mulheres.
Amar a Deus sobre todas as coisas, amar e cuidar do marido e dos filhos, zelar pela família, educar, orientar e apoiar Muitos verbos são dedicados às características necessárias em uma mulher que se casa. E quando o marido é pastor, será que essas atribuições mudam?
Segundo Flávia Cedro, esposa do Pr. Bruno Barroso, responsável pelos Ministérios Infantil e de Juniores da Oitava, o título pastoral do esposo não altera as responsabilidades e privilégios do casamento, nem dela própria: A esposa do pastor é uma mulher comum como qualquer outra. Tem seus desafios, desejos, medos. Não é pastora! Mas abraça a missão juntamente com seu marido em prol do Evangelho, amando a Igreja, aguardando a volta do nosso Rei Jesus, considera.
E a atual palavra mais temida entre aqueles que desconhecem seu real significado, ganha ainda mais valor para uma esposa de pastor: submissão. Submeter-se ao marido para apoiá-lo, ajudá-lo e respeitá-lo, conforme a vontade do Senhor, nada tem a ver com menosprezar-se ou ser inferior, mas com complementar. Para o pastor, ter o suporte, o apoio, o cuidado e o amor de uma esposa, fortalece ainda mais o ministério.
O dicionário elenca uma série de significados para a palavra submissão. Um deles é a subordinação. Vista com preconceito, essa expressão pode ser tida como negativa, mas, usando o exemplo da gramática, uma oração subordinada é aquela que complementa o sentido e depende de outra, formando um período composto, uma frase completa e entendível.
A conta que deveria resultar em dois, mas que fica em um: marido mais esposa, igual a uma só carne. Homem que ama, mulher que se submete, entra na mesma missão com a disposição de complementar e auxiliar idoneamente seu esposo que tem o ofício de pregar e cuidar das ovelhas.
A esposa do pastor, em seu dia a dia, com certeza, tem tarefas diferentes das demais. Também é mais cobrada, erroneamente. Mas tem o privilégio de contribuir para a proclamação do Evangelho e do cuidado da Igreja de Cristo.