Escolha sua unidade

Notícias

Qual o papel da esposa no ministério do Pastor?

“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.” (Ef 5.22)

As orientações bíblicas para as mulheres valem para todas as esposas: de pastor, de motorista, de policial, faxineiro, advogado… Mas no mês em que se comemora o Dia da Esposa do Pastor, sempre no segundo domingo, levantamos uma reflexão sobre as principais funções que elas recebem, além de todas as outras comuns entre as mulheres. 

Amar a Deus sobre todas as coisas, amar e cuidar do marido e dos filhos, zelar pela família, educar, orientar e apoiar… Muitos verbos são dedicados às características necessárias em uma mulher que se casa. E quando o marido é pastor, será que essas atribuições mudam? 

Segundo Flávia Cedro, esposa do Pr. Bruno Barroso, responsável pelos Ministérios Infantil e de Juniores da Oitava, o título pastoral do esposo não altera as responsabilidades e privilégios do casamento, nem dela própria: “A esposa do pastor é uma mulher comum como qualquer outra. Tem seus desafios, desejos, medos. Não é pastora! Mas abraça a missão juntamente com seu marido em prol do Evangelho, amando a Igreja, aguardando a volta do nosso Rei Jesus”, considera. 

E a atual palavra mais temida entre aqueles que desconhecem seu real significado, ganha ainda mais valor para uma esposa de pastor: submissão. Submeter-se ao marido para apoiá-lo, ajudá-lo e respeitá-lo, conforme a vontade do Senhor, nada tem a ver com menosprezar-se ou ser inferior, mas com complementar. Para o pastor, ter o suporte, o apoio, o cuidado e o amor de uma esposa, fortalece ainda mais o ministério. 

O dicionário elenca uma série de significados para a palavra submissão. Um deles é a subordinação. Vista com preconceito, essa expressão pode ser tida como negativa, mas, usando o exemplo da gramática, uma oração subordinada é aquela que complementa o sentido e depende de outra, formando um período composto, uma frase completa e entendível.  

A conta que deveria resultar em dois, mas que fica em um: marido mais esposa, igual a uma só carne. Homem que ama, mulher que se submete, entra na mesma missão com a disposição de complementar e auxiliar idoneamente seu esposo que tem o ofício de pregar e cuidar das ovelhas. 

A esposa do pastor, em seu dia a dia, com certeza, tem tarefas diferentes das demais. Também é mais cobrada, erroneamente. Mas tem o privilégio de contribuir para a proclamação do Evangelho e do cuidado da Igreja de Cristo.

Mais publicações

Curso Mulher Única - 1º semestre 2025

18 de novembro de 2024

Ler artigo completo

O FILME 'A FORJA' ESTÁ DANDO O QUE FALAR

06 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CONFERÊNCIA "FORTE E CORAJOSA" REÚNE DEZENAS DE MULHERES NA OITAVA

05 de novembro de 2024

Ler artigo completo

COM 98% DOS VOTOS, PR. JEREMIAS PEREIRA É REELEITO PASTOR TITULAR

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

NOVEMBRO AZUL: A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO

04 de novembro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2025: INSCREVA-SE!

21 de outubro de 2024

Ler artigo completo

VOCÊ JÁ CONHECE A OPERAÇÃO CAIXA DE SAPATO?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

QUAL O LEGADO DO CPL 2024?

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2024: OS 7 SEGREDOS DE UMA PREGAÇÃO EFICAZ

17 de outubro de 2024

Ler artigo completo

CPL 2024: AS DECISÕES ESPIRITUAIS DE UM LÍDER

16 de outubro de 2024

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte