Projeto Culinária – DA COZINHA PARA O MERCADO
O Projeto Culinária é uma fonte de orçamento para dezenas de famílias e uma oportunidade de desenvolver habilidades para jovens e adultos.
Casa mineira sempre tem um quitute. Chega a visita, serve um café, faz um bolinho. Para quem tem a prática e o gosto pela cozinha, ainda surge a oportunidade de usar esse costume para aumentar a renda da casa. E quem ainda não tem esse costume mas tem o interesse, pode buscar aprender a qualquer hora. Na AWISO, a Associação Beneficente Wilson de Souza, apoiada pela Oitava Igreja, agora conta com o Projeto Culinária, que ensina diversas técnicas para doces e salgados.
O projeto nasceu da demanda de pessoas atendidas pela AWISO. Eles procuraram a instituição com a necessidade de uma complementação na renda familiar. Assim, surgiu a ideia de ensiná-los uma nova profissão, um empreendimento que pudesse apoiá- los efetivamente e por um longo prazo.
Em 2017, duas turmas do Culinária chegaram a se formar, mas a partir deste mês, o projeto ganha novo fôlego e deve atender ainda mais famílias. Uma oportunidade e tanto para desenvolver habilidades e proporcionar uma melhor qualidade de vida, recolocação no mercado de trabalho ou um hobby.
De acordo com Ana Paula Faria, assistente social e coordenadora de programas da instituição, “o projeto se torna importante uma vez que gera a oportunidade de capacitação, profissionalização e a retirada do quadro de vulnerabilidade social que muitos se encontram, como também, a elevação da autoestima, efetivando a transformação individual”.
Diante deste cenário, o projeto cumpre exatamente o papel delimitado pela diretoria da ONG, conforme destaca Ana: “Toda ação realizada pela AWISO tem como objetivo fortalecer vínculos, desenvolver habilidades possibilitando um novo caminhar. Acreditamos que, desta forma, agregamos valores de extrema importância para todos os participantes dos projetos executados”.
Entre as práticas ensinadas no curso estão o preparo de bolos, rocamboles e outros itens a partir da soja; montagem de cardápio; confecção de salgados, massas e molhos.
As aulas são ministradas por uma profissional da área na sede da AWISO, em uma cozinha industrial devidamente preparada para o curso, que tem a média de duração de quatro meses e meio. Após a conclusão, os alunos receberão um certificado, valorizando ainda mais o curso.
Para participar, basta fazer a inscrição na AWISO e passar pela triagem da instituição. Não há custos para alunos e qualquer pessoa acima de 18 anos poderá se inscrever. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ONG: 3426-3562.