Menu

Notícias

PROJETO BOLÍVIA – DIÁRIO DE BORDO

A equipe de vocacionados, composta por cerca de 30 pessoas, passou 20 dias de janeiro em solo boliviano apresentando as Boas Novas da salvação.

¿Cómo está usted hoy? Esta foi a pergunta feita pelos Vocacionados aos bolivianos, durante as abordagens nas ruas, no Projeto Bolívia. O questionamento estampa a capa de um pequeno folder levado pelos missionários, que apresenta ainda alguns versículos e textos bíblicos, como Jo 3.16 e 2 Co 5.17, com o intuito de evangelizar os moradores do país.

Mais de três mil quilômetros distante de Belo Horizonte, a base do grupo foi a cidade de La Paz, sede do governo da Bolívia. Mas a equipe não ficou apenas na cidade, conheceu outros pontos do país como a cidade turística de Copacabana, e ampliou o campo de evangelização do projeto.

Além da altitude, os vocacionados precisaram se acostumar também com o frio da região. Mas nada que impedisse a vontade de falar do amor de Deus e apresentar a Jesus para os bolivianos. Eles fizeram evangelismo pessoal, teatro, apresentações e cultos. Tiveram apoio de igrejas, como: Iglesia Armonia, Igreja Central de Panpahachie, Iglesia Assembleia de Dios Central Galilea, encaminhando a elas os interessados em conhecer mais do Evangelho.

Durante uma feira no centro da cidade, o organizador chegou a ceder um palco com caixa de som para que o grupo utilizasse. Os oitavianos aproveitaram a situação para cantar músicas brasileiras, chamando a atenção das pessoas que passavam pelo local. Aqueles que paravam para ouvir recebiam uma palavra e uma oração.

Além das ações de evangelismo, o grupo também realizou atendimentos médicos. Em um momento muito importante, os missionários foram convidados para entrar no Palácio do Governo e orar pela Bolívia e por suas autoridades.

Na comunidade de Yampupata, participaram da reforma de uma escola. A região não tem a presença do Evangelho e a ação impactou a vida dos moradores e alunos, que puderam ver o amor de Deus por meio do trabalho dos brasileiros.

Em Oruro, o Projeto Bolívia se deparou com um grande desafio: a cidade é cheia de lendas, folclores e idolatria, com um sincretismo religioso forte. Lá eles participaram, em parceria com igrejas locais, do evento: Fortalecendo a igreja no cumprimento da Missão.

Leia abaixo um pouco mais da experiência vivida por nossos missionários:

“Durante esse tempo aqui na Bolívia, tenho aprendido mais sobre Jesus. A cada dia ele tem me provado seu amor e grandeza. O nosso maior desafio, sem dúvida, foi a altitude, porém, continuamos firmes cantando, dançando e fazendo teatros. A cada dia que passa creio em um novo tempo para a Bolívia e me sinto mais apaixonado por essa nação. Quanto mais fazemos, mais ganhamos de volta. Em La Paz eu pude perceber o quão privilegiado eu sou pela família que tenho, pela igreja que tenho e pela comida que tenho. Em Copacabana eu aprendi o valor de compartilhar e o poder de um coração grato. Em Oruro tenho aprendido que sou completamente dependente de Deus, e que só fazemos o que fazemos porque temos ele adiante de nós. Além disso, tenho aprendido sobre a comunhão do corpo de Cristo, o poder da igreja do Senhor reunida para falar dele.” – Leonardo Teodoro.

“Estamos vivendo dias incríveis por aqui! Frio, altitude, paisagens belíssimas, diferentes de tudo que estamos acostumados, outra comida, idioma distinto. Mas a alegria do Espírito Santo nas igrejas é a mesma, o desejo de expandir o reino também! Trabalhamos com boas igrejas e líderes, dando treinamento de liderança e saindo com eles para evangelismo. Presenciamos pessoas rendidas e reconciliadas com Jesus, curas, renovo de alegria. Trabalhamos com crianças crentes e não crentes, inclusive de dois orfanatos. Reformamos uma escola em uma comunidade sem presença cristã e abrimos porta para um Pastor local acessar essa comunidade. Cada um da nossa equipe está sendo profundamente trabalhado a ser um cristão melhor, viver melhor em comunhão com os irmãos, amar o próximo, murmurar menos, sair da zona de conforto, ser testemunha viva de Jesus! Enfim… Dias incríveis!” – Sarah Verçosa

“Esses dias na Bolívia foram maravilhosos. Tivemos que superar altitude, clima seco, e eu, inclusive, uma picada de aranha. Apesar disso, estávamos sempre com um sorriso no rosto, com animação total e sempre dispostos a pregar o Evangelho. O dia mais marcante para mim foi em La Paz. Estávamos em uma praça evangelizando e chamamos as pessoas para orar por cura. Uma senhora com um filho pequeno se aproximou de mim chorando muito e pediu para que eu orasse pela vida dela. Ela me contou que havia acabado de sair do laboratório com o resultado positivo de câncer de mama. Ela me falou que saiu andando sem rumo e chegou na praça onde estávamos. Ela falava que não sabia o que tinha levado ela ali. Quando comecei a orar por ela, eu conseguia sentir o desespero daquela mãe. Talvez nunca mais eu veja essa senhora, mas a oportunidade de ter orado por cura me impactou muito e marcou minha vida. Que o Senhor abençoe a Bolívia!” – Jéssica Fraga

A viagem missionária ainda não havia sido concluída antes do fechamento desta edição da revista, portanto, ainda restam algumas histórias a serem contadas e que serão divulgadas na próxima Oitava Revista. E mesmo que houvesse várias edições apenas sobre o Projeto Bolívia, pouco ainda poderia ser dito sobre a grandeza da viagem, da Graça de Deus que foi derramada e do Poder do Evangelho na vida das pessoas. Acompanhe também sobre a viagem no instagram do Projeto Bolívia: @projeto.bolivia.2020 e veja como o Senhor usou a vida dos missionários para proclamar o seu Reino.