POR QUE O EVANGELHO É UMA BOA NOTÍCIA?
A palavra evangelho sempre significou boas notícias. Deus não usou uma palavra nova para inserir o seu plano de salvação neste mundo, mas sim uma palavra já conhecida pelo povo na época. Nos dias do império romano, quando se ouvia a palavra evangelho, todos esperavam alguma boa notícia vinda do imperador para alegrar o povo. Quando Jesus Cristo veio à esta terra, Deus estava dizendo ao mundo que tinha uma boa notícia de grande alegria para toda a humanidade. Não se tratava do nascimento do filho do imperador, e sim do Filho de Deus; não se tratava da vitória do império romano sobre alguma nação inimiga, mas da vitória eterna sobre a morte e o inferno para aqueles que crerem. Não se tratava da redução de impostos para deixar o povo feliz, mas do pagamento da nossa dívida eterna com Deus, por Jesus Cristo, o nosso substituto. Não se tratava da visita do rei ou imperador àquela cidade, mas sim da vinda do Grande Rei, o Messias, chamado Emanuel, “Deus Conosco”, para habitar com o seu povo para sempre.
Usando o termo Evangelho, Deus estava dizendo aos homens que tinha uma boa notícia, melhor que a dos homens; Boas Novas celestiais, o Evangelho que traz a verdadeira esperança.
Mas, talvez você ainda esteja se perguntando: porque o evangelho é uma boa notícia? Humanamente falando, é simples de entender, mas, por outro lado, impossível de crer. Trata-se de um milagre, pois nenhum homem pode acreditar por conta própria sem que o Espírito Santo o habilite para isso. Alguns reputam o Evangelho como ilusão, outros como loucura, mas, nós o reputamos como o poder de Deus para salvar. Na verdade, ele é a pura manifestação da graça e da misericórdia de Deus para com os homens perdidos.
O Evangelho é uma boa notícia porque: liberta o pecador das amarras do pecado; transforma o caráter do homem tornando-o uma nova criatura; coloca paz no coração do desesperado e fé na alma do incrédulo; livra o pecador da condenação eterna e do sofrimento do inferno; implanta a verdadeira esperança no coração do pecador arrependido, esperança de vida eterna, paz eterna, alegrias e louvores eternos. O Evangelho é uma boa notícia porque revela o amor, a justiça, a graça e a misericórdia de Deus para com o homem perdido. Revela o caráter de Deus, a personalidade de Deus, a vontade e a bondade de Deus… Revela o próprio Deus, Jesus Cristo, o Emanuel, “Deus Conosco”.
Teoricamente, evangelho significa boas novas, mas você saberia expor o Evangelho com poucas palavras? Saberia explicá-lo a alguém que nunca o ouviu? Pois bem, na exposição do Evangelho, não podemos omitir a “Jesus Cristo”, pois Ele é o centro de tudo. Também não podemos nos esquecer do seu sacrifício, da cruz, da sua morte, da ressureição, da sua glorificação, da sua volta, da vida eterna, da fé, do arrependimento, da entrega e do perdão.
Mas, o que é mesmo o Evangelho? É Deus se compadecendo do homem perdido e pecador, enviando seu Filho Jesus Cristo que, sendo Deus, se tornou homem para nos substituir, assumindo a nossa dívida e a nossa morte naquela cruz, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas seja perdoado e justificado diante de Deus e desfrute da vida eterna com o Senhor.
Creia no Evangelho, pregue o Evangelho, viva o Evangelho, pois ele é solução de Deus para a humanidade caída.
Pr. Eloízio Coelho Alves
Pastor Auxiliar