Menu

Pr. Jeremias

Perseverai em oração

Não se aprende a orar lendo livros, ouvindo pessoas orarem ou imitando-as. Só se aprende a orar praticando. Há várias maneiras de orar, segundo instrui John Schwartz em Manual da Fé Cristã: oração verbalizada, meditativa e de contemplação.
Orações faladas. Deus não fica impressionado com a beleza ou exatidão das nossas palavras; com nosso gritos ou sussurros; com as “expressões de poder” ou quanto conhecimento bíblico podemos citar nas orações. Orar é achegar-se ao Senhor. Em nossas orações não deve faltar:
Adoração (Santificamos o Senhor);
Confissão (dos pecados contra Ele, contra as pessoas e contra a criação);
Ações de Graças (pelas bênçãos alcançadas e promessas cumpridas);
Petição (pedidos por necessidades pessoais e forças para vencer e tentação);
Intercessão (em favor das pessoas que estão passando alguma dificuldade no casamento, trabalho ou estão sofrendo, pessoas vítimas da pobreza, perseguição, missionários, autoridades, parentes não convertidos).
Orações meditativas. Escolhemos um texto da Bíblia e “ruminamos” durante todo o dia ou durante uma semana, até que ele se torne parte de nosso ser. Por exemplo: Salmo 19.14 “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença Senhor, Rocha minha e Redentor meu”. à medida em que meditamos expulsamos do nosso coração tudo aquilo que não seja agradável ao Senhor. Experimente fazer esse tipo de oração. Ela nos transforma, nos leva ao arrependimento, à mudança de vida e também nos leva para ter um conhecimento mais íntimo do Senhor.
Orações contemplativas. Para contemplar o Senhor é preciso aquietar o coração. De alguma forma dar uma freada no corre-corre. Parar para conversar com Deus. Ficar a sós com o Pai. Querer ouvir o Espírito falar ao nosso coração. Um tempo de jejum de um dia ou mais nos ajudará a ter essa experiência mais íntima com o Senhor.
Todos somos alunos na Escola da Oração. Temos que perseverar orando, para aprendermos a orar. Temos que rogar ao Santo Espírito que Ele nos ensine a orar como convém. Temos que descobrir a alegria de viver uma vida no altar da oração. Quando perseveramos em oração percebemos nosso crescimento espiritual e poderosa visitação de Deus em nosso meio.

Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br