PASSAGENS BÍBLICAS PARA TEMPOS DE AFLIÇÃO
“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33)
Passamos por tempos difíceis. Se alguém perguntasse, ninguém diria que o início de 2020 traria tanta dor e preocupação. Mas no meio do caos, o alívio: a graça e a instrução de Deus por meio de sua Palavra.
É motivo de descanso para nós saber que o Senhor Jesus sofreu nossas dores na cruz para nos dar a vida eterna. E a Bíblia relata diversos episódios em que o nosso Salvador também passou por aflições, nos ensinando a superá-las e demonstrando um exemplo de fé e humildade. Selecionamos alguns trechos para sua reflexão:
Fuga para o Egito
Jesus ainda era uma criança quando sua família precisou fugir de Belém para o Egito, pois o rei Herodes queria matá-lo. O rei sentiu seu poder e reinado ameaçados com o cumprimento da promessa do nascimento de Cristo e até mesmo mandou matar todos os meninos abaixo de dois anos em Belém e nos arredores da cidade. Jesus correu perigo desde os seus primeiros anos. Sua família passou por “apertos” e foi preservada pela graça de Deus.
Ainda que haja perseguição e perigo, o Senhor é conosco, orienta nossos passos e acalma nosso coração. Creia.
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27.1)
O deserto
Após ser batizado no Jordão por João Batista, Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, onde passou 40 dias sem comer nada. Neste tempo sofreu todo tipo de tentação: o diabo o desafiou a transformar uma pedra em pão, pediu que o adorasse e ainda queria que Jesus se jogasse de cima do templo. Para cada absurdo, o Filho de Deus tinha as melhores respostas.
Em tempos de descrença, desespero e zombaria, nos desertos da vida, alinhe-se com a Palavra de Deus. É na Bíblia que encontramos respostas.
“Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.” (Sl 25.4-5)
Morte de Lázaro
A notícia da morte de um amigo abateu Jesus, ele chorou. A dor da morte alcançou até mesmo aquele que havia de vencê-la. Ele se comoveu com as irmãs, Marta e Maria, mas não se manteve abatido. Dono da vida, Jesus trouxe de volta da sepultura Lázaro vivo. Cristo Jesus tem o poder sobre a vida e a morte e tudo faz para a glória de Deus.
Pode ser que soframos perdas, mas crer na vida eterna nos dá esperança e renova nosso coração. Deus é nosso consolo em tempos difíceis!
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” (Sl 46.1)
Oração no Getsêmani
Jesus orava angustiado no Getsêmani, “seu suor se tornou como gotas de sangue”. Um anjo o consolava e Jesus pedia a Deus Pai que, se possível, afastasse dele aquele cálice. Porém, com completa obediência e certeza da onipotência de Deus, completou que não era para sua vontade ser cumprida, mas a do Pai. Enquanto isso, os discípulos, seus amigos, dormiam, não demonstrando muito apoio.
Mesmo que haja solidão, você nunca estará só, Deus é contigo e ouve suas orações.
“Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.” (Sl 22.19)
A crucificação
Ele foi preso, humilhado, cuspido, preterido para morrer no lugar de um homicida. A morte de cruz era uma vergonha para aquele tempo e Cristo se sujeitou a ela, entregando seu corpo ferido no madeiro, entre dois malfeitores, por amor e obediência. Levou nossos pecados e ainda rogou a Deus que perdoasse aqueles que zombavam. Deu perdão e salvação a um ladrão que estava ao seu lado, em seu momento de maior sofrimento.
Perdão e salvação só são encontrados em Cristo. Ele é o nosso único caminho, a verdade e a vida até Deus.
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.5)