Menu

Notícias

Outubro Rosa: uma responsabilidade sua

outubrorosaO movimento chamado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, com a proposta de estimular a participação da sociedade nas ações de conscientização sobre o câncer de mama.

Desde então, anualmente, o mundo inteiro celebra o mês de outubro com ações voltadas para a divulgação de informações sobre a doença, com o objetivo de controlar a incidência desse tipo de câncer e, consequentemente, mortes relacionadas a ele.

Os eventos do Outubro Rosa, muitas vezes, proporcionam maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, por meio da realização de mamografias e o incentivo ao auto exame.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres, representando cerca de 25% de novos casos todo ano. Ele também pode afetar os homens, mas em uma escala bem menor, com apenas 1% dos casos.

Ainda de acordo com o INCA, só em 2013, mais de 14 mil pessoas morreram vítimas da doença. A estimativa de novos diagnósticos de câncer de mama neste ano é de quase 58 mil casos.

Reconhecemos a soberania de Deus, mas temos nossa parcela de responsabilidade no cuidado com a nossa saúde. Nosso corpo é templo do Espírito Santo, deve ser cuidado e preservado. Por isso, é imprescindível que as mulheres realizem o autoexame. Ele pode detectar a doença ainda numa fase inicial e beneficiar o tratamento. A partir dos 50 anos, é necessário fazer a mamografia a cada dois anos.

Existem alguns fatores de risco como: Alterações hormonais, ingestão de bebidas alcoólicas, obesidade, exposição à radiação e genética. Mas existem, também, outros hábitos que podem evitar a incidência do câncer de mama como: alimentação saudável, atividades físicas, controle do peso e a amamentação.

Nossa vida está nas mãos do Senhor e confiamos na sua bondade, cuidado e misericórdia. Mas sabemos que o mundo jaz no maligno e que, aqui, podemos passar por aflições. Então, é importante cuidar de nossa saúde física, adotar posturas saudáveis e honrar o Pai com toda vitalidade.

Você, mulher, faça um auto exame, procure um médico especialista e se você já tem mais de 50 anos, faça a mamografia. Você, homem, incentive a sua esposa, mãe ou irmã a cuidar de sua saúde.

 

| Ana Carolina Vitorino |