Menu

Estudos e artigos

OS INIMIGOS – Neemias 4-5 

Neemias continua em sua missão de reedificar os muros de Jerusalém. Vimos no capítulo 3 uma lista com os nomes daqueles que formavam a equipe de trabalho nessa grandiosa obra. Mas os inimigos não ficariam quietos vendo que os israelitas progrediam em sua missão de restaurar Jerusalém.  

Podemos perceber a mesma coisa em nossas vidas. O inimigo sempre se levantará para tentar frustrar aquilo que nos propomos a fazer para o Senhor. Diante disso, precisamos sempre ter em mente que estamos em GUERRA e o INIMIGO quer nos colocar medo. 

Guiados pela vontade de Deus e não pelo inimigo  

A reconstrução dos muros de Jerusalém era um plano do próprio Deus e não somente de Neemias. A obra de reconstrução não podia parar mesmo em face dos ataques inimigos. Neemias e o povo de Jerusalém compreenderam a vontade de Deus e não se deixaram abalar quando Sambalate e Tobias começaram a ameaçar e a planejar atacar os trabalhadores para cessar a obra.  

O Senhor nos separou para uma santa vocação. Viver para a glória d’Ele, participar da Sua missão, servi-lo com alegria. Cumprir a vontade de Deus em nossas vidas a despeito dos ataques inimigos. Precisamos confiar que é o Senhor que guarda Seu povo e que Sua vontade certamente prevalecerá.  

É Deus quem frustra os planos do inimigo  

Os inimigos podem se levantar, mas a seu tempo todos eles cairão pelo poder do nosso Deus. Vemos em Neemias 4.15 que Deus frustra os desígnios dos inimigos, e então o povo de Jerusalém pôde retornar ao muro para concluir a obra.  

Não tenha medo, os planos do inimigo jamais poderão prevalecer. Sambalate e Tobias ameaçaram os trabalhadores, subornaram Semaías para enganar Neemias, tentaram tirar Neemias da cidade para o fazer mal e ridicularizaram a obra para desanimar os que reedificavam. Porém, todos esses planos foram frustrados e nenhum deles foi capaz de interromper a reedificação dos muros, pois o próprio Deus era com o povo e o livrou das mãos de seus inimigos. 

A oração deve ser vigilante 

Ao perceberem que os inimigos queriam atacá-los, os que trabalhavam clamaram pela proteção do Senhor (4.9). Eles oraram a Deus e se prepararam para a batalha. Devemos estar sempre atentos e vigilantes quanto aos ataques dos inimigos, mas sem nos esquecer que quem nos defende é o Senhor dos Exércitos.  

Isso nos lembra o Salmo 127.1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. 

Podemos trabalhar, nos esforçar, nos preparar para a batalha porque sabemos que Deus está conosco. Ele é o guarda de Israel, nosso castelo forte em quem podemos confiar. Somos chamados a orar e lutar, pois o Senhor está do nosso lado.  

Conclusão  

O fato inegável é que sempre existirá oposição ao povo de Deus. O inimigo nunca estará satisfeito vendo os planos do Senhor se cumprirem em nossas vidas. O tempo todo ele estará à espreita buscando uma oportunidade para roubar nossa alegria e comunhão com o Senhor. A boa notícia é que Cristo derrota completamente o inimigo. A reconstrução dos muros de Jerusalém aponta para o plano perfeito de Deus que estava conduzindo a história e preservando Seu povo para que o Messias viesse de Israel. Em Cristo, todas as promessas se cumprem, Ele é o Emanuel, o Deus que se fez carne e habitou entre nós.  

Cristo desce do Céu e invade a história para nos libertar e salvar dos inimigos que, sozinhos, não seríamos capazes de derrotar. No fim, Ele vence a morte, o último inimigo, e nossa viva esperança é de que um dia estaremos eternamente com Ele.  

Viva sua vida na perspectiva de que Jesus é quem reedifica as muralhas em volta do Seu povo e que vivemos cercados das muralhas do amor de Deus. 

  • Lic. Fernando Guedes – Licenciado