OREMOS PELAS AUTORIDADES
A igreja sempre considerou um dever cívico e moral orar em favor das autoridades dos reinos da terra. A igreja sempre apresentou os seus perseguidores e críticos diante do trono da Graça. O cristão não é inimigo de ninguém e muito menos dos governantes. Toda autoridade é instituída por Deus e devemos amar, respeitar e dar honra aos nossos governantes e rogar paz sobre nossa nação, governantes fiéis, lares seguros, um povo justo e um mundo de paz.
Por volta do ano 90 D.C., durante o governo do imperador Domiciano – um tirano sádico e que demonstrou grande crueldade para com os cristãos – Clemente de Roma, em sua Carta à igreja de Corinto, escreveu a seguinte oração em favor do imperador e do senado romano:
“Tu Senhor e mestre, que tens outorgado a nossas autoridades e governadores o poder da soberania através de tua força excelente e inefável para que nós, conhecendo a glória e honra que lhes tem dado, nos submetamos a eles, não resistindo Tua vontade em nada.
Portanto, outorga-lhes, ó Deus, a saúde, paz, concórdia, estabilidade, que possam administrar o governo que Tu mesmo tem lhes dado.
Porque Tu, ó Mestre celestial, Rei de todas as eras, outorga aos filhos dos homens glória, honra e poder sobre todas as coisas que estão sobre a terra.
Dirige, Senhor, o conselho do governo de acordo com o que é bom e agradável diante de teus olhos, para que, administrando o poder que Tu mesmo lhes tens conferido, em paz e mansidão com piedade, nossos governantes possam obter o Teu favor.
Oh, Tú, que és o único capaz de fazer estas coisas por nós, e coisas que excedem muito e muito melhor do que pedimos.
Louvamos o Teu nome através do Sumo Sacerdote e Guardião de nossas almas, Jesus Cristo, por intermédio de quem seja a Ti, a glória, e a majestade tanto agora e através de todas as gerações para sempre, amém.” (W. Barclay – comentário de I e II Timóteo, Tito e Filemom).
Essa oração nos motiva a orar de modo semelhante pelos governantes de nossa Pátria.
Pr. Jeremias Pereira ∙ Pastor Titular