Menu

Notícias

OLIMPÍADAS DE TÓQUIO: QUAL O LEGADO?

Do dia 23 de julho ao dia 08 de agosto, o mundo parou para acompanhar o maior evento esportivo da Terra, as Olimpíadas, realizadas em Tóquio, no Japão. Milhões de brasileiros passaram a madrugada acordados, só para ver nossos atletas em ação. E quem não torceu e se emocionou com: Rayssa Leal, Rebeca Andrade e tantos outros representantes do esporte nacional?! Porém, após o término da competição, eis que surge uma pergunta: quais lições podemos tirar dos jogos olímpicos deste ano?

Várias, certamente diriam. Mas talvez a principal delas seja a importância do esporte em nossas vidas, já que este exige dedicação e esforço, fazendo-nos entender que nem toda preparação do mundo é suficiente se você não estiver bem consigo mesmo – vide o caso da ginasta norte-americana Simone Biles. “O dualismo entre corpo e mente é um assunto antigo nos estudos filosóficos, que surgiu como uma tentativa de compreender o sujeito e o fundamento das coisas. Hoje, a partir da  psicologia moderna, entendemos a mente e o corpo não como coisas distintas que interagem entre si, e sim como indissociáveis”, sugere a psicóloga Isabela Trillo.

Ela prossegue, reforçando a ideia de que a saúde mental é fundamental para qualquer pessoa, independentemente de sua área de atuação. “O corpo pode estar em sua plena capacidade física, saudável a partir do olhar biológico, que, se a saúde mental não existir, se o sujeito não souber lidar com pressões, frustrações, desafios, riscos, o que a própria vida e todo trabalho sempre ofertam, esse corpo pode ser completamente paralisado, mesmo em toda sua capacidade funcional”.

Portanto, é possível perceber que uma mente saudável contribui para a melhora do corpo. E será que um corpo saudável pode ajudar a mente, fazendo o caminho inverso? “Com certeza”, garante o preparador físico Judá Aleixo. Segundo ele, a atividade física proporciona uma série de benefícios, dentre eles “a melhora do fluxo sanguíneo, o que resulta no aumento dos neurotransmissores. Tudo isso por conta dos exercícios físicos”.

Então, fica o aprendizado. É necessário cuidar da mente e do corpo, com equilíbrio. Como? Não negligenciando um em detrimento de outro. Saúde física e saúde mental têm o mesmo nível de importância, vide o relato dos especialistas acima. E, enquanto tomamos conta do nosso bem-estar, aguardamos com certa expectativa as Olimpíadas de Paris, em 2024, para novas e importantes lições.