Menu

Pr. Jeremias

OBSTÁCULOS AO AVIVAMENTO PESSOAL E DA IGREJA (3/3)

“PECADOS DO ESPÍRITO”

  1.     Orgulho. O orgulho é um pecado íntimo no coração e no coração.  É a estimativa exagerada do próprio indivíduo sobre seus talentos, realizações, méritos e posição.  O orgulho também diminui os outros no seu coração e com palavras e ações. O orgulho se decepciona fácil, reclama e murmura muito. O orgulho fabrica ídolos constantemente em seu próprio coração. O orgulho da sua própria espiritualidade ainda é um pecado que embraça intensamente a ação do Espírito Santo no indivíduo e na igreja, pois Deus resiste ao soberbo, mas concede graça aos humildes. Uma pessoa humilde e equilibrada não deixa de ter consciência do seu valor, do valor de seus talentos, de suas realizações, méritos ou posição, mas reconhece no íntimo e de todo coração que tudo vem da bondade e da graça de Deus em Cristo Jesus.

  2.     Hipocrisia. A pessoa afirma ser uma coisa, mas suas palavras e ações não correspondem no dia a dia a sua profissão de fé. Qualquer cristão que simula disposições espirituais que não correspondem à sua vida, é hipócrita. No capítulo 23 de Mateus, o Senhor Jesus confronta duramente os líderes religiosos do seu tempo ao condenar a hipocrisia em suas vidas e conduta diária.

  3.     A falta de oração. A falta de oração faz o crente e a igreja experimentarem uma paralisia rastejante. A negligência da oração leva o cristão a se tornar refém de uma centena de vícios. Pela negligência da oração, o crente nega-se a si mesmo e ao conselho de Deus, apaga o Espírito Santo e impede seu crescimento espiritual. É mais fácil endurecer o coração contra seu irmão e seu vizinho enquanto deixa de orar. Seu fervor por missões e a evangelização vai a “menos 40”. Quem está assim deve confessar seus pecados e voltar ao caminho da oração. Relembrar os muitos e maravilhosos favores que tem recebido do Senhor e vencer o pecado da ingratidão. A Bíblia nos recomenda a ter tempo para estar com Deus e também a orar sem cessar. A igreja em Atos dos Apóstolos é uma igreja que ora. As orações escritas nas cartas são modelos inspiradores para nos levar a aprofundar a vida de oração. O salmista orava de madrugada, de manhãzinha, ao meio-dia, à tarde, à noite e nas vigílias da noite.

 

  1.     Insubmissão. Aquele espírito de crítica que não se submete à Palavra de Deus e a nenhuma autoridade. “Não me submeto a homem nenhum”. O espírito de rebelião é um espírito antiCristo. A bíblia compara o espírito de rebelião à feitiçaria. O ambiente de insubmissão e desrespeito destrói casamentos, famílias, divide igrejas e traz prejuízo intenso para o testemunho do evangelho. 

É tempo de arrependimento. Abandonar caminhos e condutas pecaminosas que entristecem o Espírito Santo. É hora de voltar ao primeiro amor pelo Senhor Jesus e Sua Santa Palavra.

“Arrependei-vos!!!”

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular