Menu

Pr. Jeremias

Obstáculos ao avivamento pessoal e da igreja (2/3)

OS PECADOS DO PENSAMENTO

Numa conversa com amigos,  um deles citou um provérbio sem lembrar o autor:

Quando em público, vigia tuas palavras,

  Quando em família, vigia teu gênio,

  Quando a sós, vigia teu pensamento.

Quem deseja um avivamento pessoal, uma vida controlada pelo Espírito Santo, percebe que precisa lutar intensamente contra aqueles pecados que ocorrem unicamente no recesso de sua mente. Pecados íntimos, que entristecem e inibem a ação do Espírito Santo em nós e por meio de nós.

PENSAMENTOS IMPUROS

Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6.22-24)

Recebemos muitas informações que geram tentações de impureza mental, por origem visual. O servo do Senhor deve guardar seu olhar e abandonar ou evitar a busca de situações e oportunidades que possam lhe servir de tentação para impureza na mente. Além disso, há as informações auditivas. Vivemos tempos de relativismo, afrouxamento de padrões morais e indulgência sexual. Certamente alguns grupos de WhatsApp, perfis nas redes sociais e séries na TV se tornam um laço e levam a pessoa que caiu em tentação a pecar contra si mesma, seu corpo, sua família, o corpo de Cristo, o que também quebrará a comunhão com o Espírito Santo.

PENSAMENTOS NEGATIVOS

Viver é experimentar as consequências da queda da raça humana (Gênesis 3). Todos, portanto, sofremos experiências dolorosas, passamos por circunstâncias adversas e presenciamos ações boas e ruins das pessoas, sobre as quais reagimos sempre no nosso íntimo. As reações variam muito: podem ser de suspeitas; vingança, mágoa, sentimento de culpa, autoacusação, derrotismo, autocondenação, medo apavorante, desespero, impotência, incapacidade e fracasso. A pessoa repete para si mesma várias vezes por dia e por anos a fio “nunca vou conseguir, sou um fracasso mesmo, é fácil para todo mundo, mas para mim é muito difícil, nunca sou reconhecido (…)” e mais e mais. Pensamentos semelhantes a este são imobilizantes, idólatras, egoístas, pois nos concentramos em nós mesmos e não no Senhor e em Sua Eterna Palavra.

O coração alegre (bem disposto) é remédio de grande eficácia, mas a alma deprimida consome até dos ossos do corpo todo vigor”. (Provérbios 17.22 – KjA)

IMAGINAÇÃO

Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1.14-15)

A imaginação é uma das belas faculdades da mente. Ela nos apoia em pensar num bom futuro, em aliviar tensões ao criar quadros mentais de alívio para o estresse e combate à insônia. Por outro lado, a imaginação pecaminosa conduz à mentira, roubo, adultério e ações cujo resultado é choro, ira, depressão, desespero, culpa e desânimo, e até mesmo pensar em destruir a própria vida. O pecado é concebido, isto é, ele é desenvolvido na imaginação! “Ai daqueles que, ainda no seu leito, imaginam a iniquidade e planejam o mal! Ao amanhecer, eles o praticam, porque têm poder para tanto. Cobiçam campos e se apossam deles; cobiçam casas e as tomam; assim, fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança.” (Miquéias 2.1,2). Se uma pessoa cultiva fantasias libidinosas, mais dia menos dia ele ou ela cairá.

Estas três áreas são apenas para ilustrar. Cada um é testemunha a favor ou contra si mesmo de onde seus pensamentos residem. Quando Deus ordena: 

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável,  tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.” (Filipenses 4.8)

Ao ordenar tais verdades, Ele deseja que tenhamos verdadeira saúde física, emocional, espiritual e vivamos cheios do Espírito Santo.

Sem dúvida, não podemos controlar:

O que as pessoas pensam a nosso respeito;

As experiências e a criação que recebemos;

As circunstâncias adversas que nos sobrevieram ou nos sobrevirão;

Muitas informações que podem nos conduzir a uma vida pecaminosa e frieza espiritual  nos chegam pelos olhos ou ouvidos. Contudo, há uma única fortaleza que apenas a pessoa pode controlar: sua mente, onde firmará seus pensamentos.

Portanto, sejamos vigilantes e dedicados à leitura e prática das Escrituras, e o Espírito Santo nos transformará pela Palavra Viva e Eterna.

 

– Pr. Jeremias Pereira – Pastor Titular