O SUICÍDIO NÃO É UMA OPÇÃO
Cristo, a verdadeira esperança
Um dos males que assolam nossa sociedade e vem ganhando cada vez mais relevância é o suicídio. Nossos jovens e adultos são vítimas desse mal. O medo, ansiedade, depressão, falta de perspectiva e esperança são fatores que têm levado as pessoas a atentarem contra a própria vida.
Suicídio é coisa séria e não pode ser tratado como fraqueza ou como se a pessoa estivesse querendo chamar atenção. Pensamentos de autoextermínio muitas vezes escondem o verdadeiro problema, uma mente adoecida que quer se ver livre do seu problema. O indivíduo não quer simplesmente tirar a própria vida, e sim acabar com aquilo que tem lhe causado tanto sofrimento. Doenças psicológicas, como a depressão e outras, agravam essa condição e precisam ser tratadas.
Como em todos os casos, o problema do coração é o coração do problema. Nosso coração caído e pecaminoso nos leva a enxergar a vida pelo prisma do medo, ansiedade e desesperança. Sempre pensamos mais naquilo que não temos do que naquilo que temos. No evangelho de João 10.10, Jesus nos diz que veio para nos dar vida abundante. Em Cristo temos muito mais do que precisamos ou merecemos. Ele nos cobre de graça e bondade, sustentando-nos em todos os aspectos. Precisamos olhar para a vida tendo em mente a verdade de que em Cristo temos vida abundante.
A Bíblia nos ensina que Deus tem um plano maravilhoso para cada um de nós, e que Ele nos ama incondicionalmente. O profeta Jeremias – no capítulo 29, verso 11 – diz: “Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Esse texto nos lembra que podemos confiar nos planos de Deus, pois Ele tem sempre o melhor para nós. No livro do profeta Isaías (41.10), Deus nos diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel”. O Senhor nos convida a confiar n’Ele mesmo nos momentos mais difíceis.
Em meio ao caos e às inconstâncias da vida, nosso olhar deve estar no Senhor Jesus, pois Ele sara nossas feridas e leva nosso fardo pesado. Em Cristo temos verdadeira esperança e propósito de vida.
Não desista, busque ajuda. Você não está sozinho nessa luta. Toda terça-feira, às 14h, temos em nossa sede o culto Tarde da Esperança. Um tempo de oração e cura, no qual encontramos no Senhor e na Sua Palavra uma mensagem de conforto e esperança. Firme seus passos no Senhor. Que Jesus Cristo invada seu coração com a verdadeira esperança que só Ele nos dá.
Lic. Fernando Guedes – Licenciado