Menu

Estudos e artigos

O missionário urbano

Pr. Fábio Luiz

 

Quem é ele? Todo crente em Cristo Jesus que está habitando em uma grande metrópole!

A Bíblia diz: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” (Jeremias 29:7) Como servos do Senhor, em nossa querida Belo Horizonte, juntamente com nossos irmãos de outras denominações, sabemos que a paz tem nome: Cristo, Ele é o príncipe da paz (Isaías 9:7)!

Precisamos proclamá-lo em nossa cidade, como missionários “desterrados” por Ele para a capital mineira (para nós que estamos em BH). Podemos anunciá-lo de várias maneiras…

Nossos relacionamentos

Temos inúmeros familiares e muitos amigos. Colegas de trabalho, alunos conosco em nossas salas de aula, vizinhos e anônimos que a todo o momento, em todos os dias de nossa existência aqui, conversam conosco, nos atendem, nos servem, estudam e trabalham bem ao nosso lado.

Nada é mais importante para uma boa comunicação do evangelho de Jesus Cristo do que um bom testemunho dessa nova vida. A demonstração com atos e palavras coerentes com a mensagem do evangelho é fundamental!

Precisamos viver o evangelho de Jesus Cristo em nossos relacionamentos cotidianos. Não mentimos, não gritamos, não participamos de transações ilícitas, desonestas ou corruptas. Andamos na luz e na verdade, não nos prostituímos e não somos escravos de nenhum vício, não temos palavras torpes em nossos lábios, não revidamos ameaças, não xingamos no trânsito, não roubamos e nem defraudamos ninguém, pois fomos libertos por Cristo Jesus e o pecado não tem mais nenhum domínio sobre nós!

Não somos melhores do que ninguém, fazíamos tudo isso quando éramos escravos do nosso pecado, e somente conseguimos viver desta maneira, pois o Seu Espírito em nós habita e sua Palavra nos fortalece no caminho da retidão! Não traímos nossas esposas ou maridos, nossos filhos não comercializam drogas, nossa família conhece a paz, vive na paz e compartilha a paz!

Sim, somos missionários com a vida! Isso proclama e grita! Isso atrai e inspira! Isso aformoseia e colore nossa cidade! E quanto mais discípulos nós fazemos, mais expandimos o reino de Deus entre nós!

Nossas estratégias

Logicamente, também pensamos e desenvolvemos estratégias “intencionais” para anunciar a Cristo em nossa cidade. Temos toda a nossa estrutura “congregacional” para nos auxiliar, ou seja, nossa amada e querida Oitava Igreja com suas reuniões semanais, convidados para ministrar a Palavra e o louvor, musicais, retiros e acampamentos, ações sociais, impactos evangelísticos e abordagens de rua, eventos infantis e celebrações com a juventude, homens, mulheres, casais… congressos, seminários, conferências, oficinas, artesanatos… reuniões nos lares (GCOI’s – Grupos de Crescimento da Oitava Igreja). É muita coisa, louvado seja o nome do Senhor Jesus!

Contudo, vamos pensar aqui na importância da ação do “missionário urbano” para que tudo isso aconteça de fato e de verdade!

Convidar alguém para se reunir conosco, buscar essa pessoa em sua casa ou marcar com ela um lugar para se encontrar. Ficar ao seu lado e dar todo o suporte necessário para se evitar constrangimentos ou tensões, pois, afinal, não imaginamos quantas barreiras foram superadas e vencidas pelo nosso convidado para estar em nosso meio e participar conosco de tudo que realizamos para Cristo Jesus, nosso Senhor! Aliás, alguns de nós até imagina, pois passou exatamente por tudo isso antes de estar conosco!

Levar uma oração ou uma porção da Palavra de Deus para alguém que conhecemos em qualquer lugar, seja no hospital, em sua casa (quando vamos fazer uma visita), na sala de aula ou no local de trabalho em um horário de descanso, almoço ou lanche. Enfi m, você é importante demais para que tudo isso aconteça!

Nossa paixão

Precisamos “arder” de entusiasmo pela salvação daqueles que estão à nossa volta! Nossas orações precisam de fervor pelas suas vidas quando vamos interceder por eles junto ao Pai!

A paixão direciona nossas ações, intenções e anelos! Assim, precisamos dessa paixão pelos perdidos! Pelos conhecidos e pelos anônimos, de todas as classes sociais e de todos os lugares de nossa cidade!

Essa paixão existe no coração de Deus! Esse fogo está em sua presença! É somente nos aproximarmos d’Ele que tudo isso passa para nossa alma!

Uma igreja apaixonada! Em nome de Jesus! Missionários apaixonados! Todos nós!