Menu

Estudos e artigos

O ESPÍRITO SANTO TORNA A IGREJA MISSIONÁRIA

O livro de Atos dos apóstolos é, sem dúvidas, uma narrativa que demonstra, de maneira singular, o poder e a manifestação do Espírito Santo em sua igreja. Se no capítulo primeiro os olhos dos discípulos se voltam para o Jesus ressurreto e sua ascensão, do capítulo dois em diante as atenções estão dedicadas ao derramamento do Espírito e sua ação no mundo.

Em João, capítulo 14, Jesus fez uma promessa: o Consolador seria enviado. Se por um lado é o Senhor Jesus quem ordena seu povo à missão do Evangelho, é o Espírito o responsável por mover os discípulos de Cristo, desde Jerusalém até os confins da terra.

Em Atos 13.2, há uma expressão sobre a qual devemos dedicar nossas atenções. O texto diz: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado”. Em seguida, no verso de número quatro, o texto diz: “Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”. Ao observarmos os textos apontados acima, percebemos que o Espírito Santo torna a Igreja missionária. O mesmo Espírito que os havia separado, os envia à que foi conhecida como primeira grande viagem missionária.

Quero chamar sua atenção para o fato de que Deus chama a todos para sua grande obra. Não importa o nosso passado, o Espírito Santo nos chama para uma grande missão. Barnabé e Saulo são separados pelo Espírito, essa foi, sem dúvidas, uma grande quebra de paradigmas para a igreja de Jerusalém. Saulo, ex-membro do partido dos fariseus, havia sido um grande perseguidor dos cristãos. Ele mesmo, como narra em Atos 7.58, esteve presente no assassinato de Estevão, o primeiro cristão morto por causa do testemunho do Evangelho. A despeito do medo e do preconceito demonstrados pelos outros cristãos ao chamado de Paulo, o Espírito o levanta como apóstolo e missionário para os gentios.

Uma vez que somos feitos habitação do Espírito Santo de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, existe para cada um de nós uma missão: pregar o Evangelho. Quem nos chama é o Espírito, e é ele também quem nos capacita e nos envia para esta obra. Assim, disponha seu coração e seja um instrumento de Deus para que as nações conheçam a mensagem da salvação.

Pr. Israel Abreu • Pastor Auxiliar