O crescimento espiritual e o Espírito Santo
“Enchei-vos do Espírito” (Efésios 6.18)
“E não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais” (Efésios 5.18).
Todas as pessoas gostam de ser alegres. Deus deseja que seus filhos sejam alegres, entusiasmados, andem de cabeça erguida e atravessem as lutas sem soçobrar. Frequentemente, encontramos as seguintes expressões na Bíblia: “Saltar de alegria…”, “…indizível…”, “…Gozo completo…”, e imperativos como: “Alegrai-vos…”, “Regozijai-vos…”.
De onde deve vir essa alegria? Ela não deve produzir, arficialmente, uma pseudo-alegria, nem ser produzida dessa mesma forma. Não deve ser produzido por bebida alcoólica e outros mecanismos artificiais. A pessoa deve ficar cheia, não de vinho, mas do Espírito.
Uma das verdades que percebemos no texto é esta: ser cheio do Espírito é um mandamento. É uma ordem. Não é uma ação. Para se viver uma vida desinibida, alegre, corajosa é preciso estar cheio do “combustível divino”, a Pessoa do Espírito Santo.
Devemos lembrar que todo crente verdadeiro já é habitação do Espírito Santo (I Coríntios 6.19; I Coríntios 3.16; Efésios 1.12). A tradução literal do verbo “enchei-vos”, é: “permitir que O Espírito domine continuamente as vossas vidas”.
Ser cheio do Espírito é permitir que as qualidades do Espírito: amor, alegria, paz, bondade, benignidade, longanimidade, mansidão, domínio próprio, fidelidade, sejam manifestas em cada uma das nossas ações. Ser cheio do Espírito é estar continuamente na presença do Senhor Jesus; Ser cheio do Espírito é estar consciente de Criso em nós; Ser cheio do Espírito é estar cheio de poder, autoridade, e ego destronado, livre de inibições, medos, manifestando as emoções que Ele nos outorgar (At. 4.13).
Mas como ser cheio do Espírito? Através de uma entrega completa de nossa vontade, mente, talentos, tesouros…. Cada área de nossa vida ao controle e à influência do Espírito, através de uma oração sincera e radical: “Quero que a primeira e maior influência em minha vida seja a Pessoa e a vontade do Espírito Santo do Deus vivo”.
O Espírito habita no crente verdadeiro, nascido de novo. A este Espírito que habita em nós, devemos entregar todos os dias, todas as horas, todos os ângulos, de nossa personalidade, todos os sonhos, talentos e ideais. Vamos orar e dizer ao Espírito Santo a cada manhã:
– Hoje eu desejo que o Senhor manifeste o Seu fruto em mim;
– Hoje eu desejo que a autoridade do Senhor se manifeste;
– Hoje eu me rendo para que o Senhor seja glorificado através da minha vida. Amém.
(Texto retirado do Informativo Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, do dia 15 de novembro de 1998, ano XXIX, edição 1.510).
Pr. Jeremias Pereira | prjeremias@oitavaigreja.com.br