Menu

Pr. Jeremias

O compromisso faz toda a diferença

“Tudo o que vale a pena ser feito, merece e exige ser bem feito.” Phillip Yancey

Texto contextualizado, mas originalmente publicado na edição de15 de outubro de 1995 do Boletim Informativo da Oitava Igreja.

Diz a lenda que um sultão convocou os seus sábios, e pediu um resumo da sabedoria do mundo. Os sábios trabalharam, trabalharam, trabalharam, e trouxeram um livreto de vinte páginas: “─ Eis aqui, senhor, o resumo de toda sabedoria da humanidade”. O sultão olhou desprezivelmente para aquele volume e disse: “É muito longo, não vou dar conta de decorar tudo isso. Trabalhem mais.”

Após várias semanas de intenso trabalho, os sábios regressaram com umafolha escrita. Novo desprezo, e agora o sultão deu uma ordem mais severa ainda: “Não regressem aqui sem algo que seja rápido para decorar e não esquecer nunca mais.” Tempos depois, os sábios regressaram com uma frase, que era o sumo da sabedoria do mundo. A frase era: “Não existe almoço grátis!”

Isto significa que tudo na vida exige esforço, trabalho, disciplina e perseverança. Se você comeu de graça, alguém pagou a conta.

Ninguém edifica uma família sem muita oração, renúncia, investimento de tempo, quebrantamento, leitura de bons livros, observação de casais e famílias saudáveis e aquele compromisso interior de ser fiel, leal e de levar a bom termo esta família. Ninguém edifica uma empresa sem muita dedicação, trabalho árduo, oração, atualização, visão de marketing, disposição de levantar cedo e deitar tarde, fazer economia, não gastar o patrimônio da empresa com carros novos e ou outros luxos pessoais.

Uma igreja somente será edificada e crescerá se houver o compromisso de cada um dos seus membros. Em primeiro lugar: COMPROMISSO COM DEUS. Vida de oração e obediência. Vida de santidade e zelo pelo bom nome do Evangelho. Vida interior intensa e madura. Vida que é muito mais do que atos religiosos, vida que flui de um relacionamento com o Deus vivo.

Em segundo lugar: COMPROMISSO COM SUA COMUNIDADE LOCAL. Vivemos dias de intensa frouxidão nos padrões e compromissos. Pessoas que não respeitam outras pessoas, quando sistematicamente atrasam, e sempre pedem desculpas, mas não mudam. Os padrões morais afrouxaram tanto que cenas de nudez na TV, nos outdoors, jornais etc., são vistas diariamente. O “ficar” se tornou, infelizmente, uma característica de adolescentes e jovens. Falta compromisso com a verdade e com os padrões de Deus. Isso influencia todo o comportamento e todos os níveis de relacionamento.

É comum também ver pessoas que pensam assim: “Segunda-feira! Hoje eu quero ver demônio cair. Então hoje vou numa igreja que isso acontece. Terça-feira. Hoje eu preciso de uma palavra sobre um problema que tenho que resolver amanhã, logo, vou naquela reunião na casa do profeta tal ou da profetiza fulana de tal. Quarta-feira! Hoje eu quero uma reunião de poder, logo, vou a uma igreja que ‘tem de tudo’. Quinta- feira! Ah! hoje eu preciso de uma cura interior. Tenho que ir naquele lugar onde eles estão ministrando… Vai ser demais. Sexta-feira! Hoje, se eu não for com aquela turma no monte, vou descansar e pegar um cineminha, porque ninguém é de ferro. Sábado! Ah, hoje estou afim de louvorzão, vou naquela reuniãozona. Domingo! Ah, hoje eu quero é Palavra. Vou lá na minha igreja, porque Palavra é lá mesmo!”.

Irresponsabilidade! Futilidade! Superficialidade! Não entenderam as demandas do Evangelho, nem de todo Novo Testamento.

Você meu irmão, não apoie nem encoraje essa iniciativa ou esse comportamento. Exorte essas pessoas e mostre-as, com o seu exemplo e sua vida, que para a igreja crescer e fazer diferença na cidade é mister compromisso, participação, envolvimento na vida da congregação. É pagar o preço de conviver com os irmãos. É estar debaixo de uma liderança espiritual a qual você deve prestar obediência e a quem você deve ministrar.

Nenhuma igreja crescerá se não houver compromisso de cada um dos seus membros.