Menu

Estudos e artigos

O AMOR DE DEUS SE MANIFESTA EM REPREENSÃO E DISCIPLINA

Não podemos confundir correção e condenação, são duas coisas completamente diferentes. Embora não haja condenação para o crente, a correção pode estar presente quase que o tempo todo. A Bíblia nos ensina que Deus corrige apenas os filhos a quem ama. Quando a Bíblia fala de condenação, ela não se refere aos filhos de Deus e sim aos filhos do “outro”. Há um texto na Bíblia que une as duas palavras, correção e condenação: “Mas quando julgados, somos corrigidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1 Co 11.32). Está dizendo que Deus, ao julgar as ações de seus filhos, prefere discipliná-los do que condená-los junto com este mundo. A Escritura afirma que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).

Uma das maiores provas do amor de Deus é saber que somos seus filhos e que o somos para sempre. Deus não abre mão de seus filhos e, como Pai amoroso, está sempre disposto a corrigi-los para trazê-los para perto.

Deus nos ama com amor perfeito ao ponto de, se preciso for, disciplinar-nos para voltarmos ao Caminho de onde jamais deveríamos ter saído. Deus afirma em sua Palavra: “Eu repreendo e disciplino a todos quanto amo; sê pois zeloso e arrepende-te” (Ap 3.19). Ao saber que somos filhos de Deus para sempre, nosso coração deveria pulsar mais forte de alegria e gozo no Senhor, pois não há condenação para quem é verdadeiramente salvo. O Supremo Pastor nunca deixará de ser o Bom Pastor, o Salvador jamais deixou de salvar, e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo jamais deixou de nos purificar com o seu sangue. Por causa do Senhor Jesus podemos afirmar que somos salvos para sempre e que não há condenação sobre nós. Temos que saber também que por causa do imenso e perfeito amor de Deus, somos tratados como filhos amados e corrigidos de nossos erros constantemente para retornarmos todos os dias ao Caminho, que é Cristo.

Alguém me disse certa vez: “Se sou salvo para sempre então posso cometer todos os pecados que eu quiser? Não serei condenado por isso?” Respondi: “Se você realmente for salvo por Jesus, ao invés de querer viver no pecado, você desejará lutar contra o pecado e honrar ao seu Salvador”. Deus não condena seus filhos, mas corrige. Viva em obediência e evite a disciplina.

Pr. Eloízio Coelho ∙ Pastor Auxiliar